TEX # 39
Autores: Gian Luigi Bonelli (roteiro) e Aurelio Galleppini (desenhos)
Preço: Cr$ 25,00 (preço da época)
Número de páginas: 128
Data de lançamento: 1974
Sinopse: A batalha dos vingadores - Esta é uma das mais violentas aventuras do ranger. Tex, Kit Carson, Jack Tigre e Kit Willer enfrentam a fúria selvagem do chefe apache Rayakura, que em sua senda de revolta causa uma onda de devastação, massacrando desde rancheiros a uma guarnição do forte apache. Depois, tem a ousadia de atacar e destruir o povoado de Aultman.
Outros personagens que participam da aventura são o pequeno Dick, o velho Puzzy John e o inexperiente Capitão Harris.
Positivo/Negativo: Este é um dos melhores trabalhos da dupla Bonelli e Gallep - algumas passagens remetem ao filme Forte Apache. Os dois criadores de Tex estavam em seu auge criativo e a grande batalha entre os pards e o bando rebelde encontra-se dentre os melhores momentos da saga do personagem.
A violência praticada pelos rebeldes é mostrada diversas vezes durante a aventura. Poucas vezes um texto de Gian Luigi Bonelli foi tão cru.
Tex tem de enfrentar não apenas um vilão ou um índio rebelde, mas uma tribo inteira. Por isso, em alguns momentos, a única saída para é a fuga ou uma retirada estratégica.
Outro fato interessante é a homenagem que Galep faz a um grande nome do cinema: Henry Fonda. O desenhista dá as feições do ator ao personagem Capitão Harris.
Uma curiosidade interessante é que este Tex # 39 traz uma das poucas capas em que Tex não aparece.
Esta aventura teve seus sete primeiros quadrinhos suprimidos na edição da Vecchi. É verdade que não é algo que atrapalha a compreensão da trama, mas mostra que os editores brasileiros da época "metiam a mão" na história sem pudor.
Classificação: