TEX #406
Título: TEX # 406 (Mythos Editora) - Revista Mensal
Autores: Claudio Nizzi (roteiro) e Giovanni Ticci (desenhos).
Preço: R$ 3,90
Número de páginas: 112
Data de lançamento: Agosto de 2003
Sinopse: Conspiração contra Custer - Tex é procurado por um jornalista que quer entrevistá-lo, pois está escrevendo uma biografia do General Custer.
Muitas histórias foram contadas após a morte de Custer, mas somente a versão de Tex é verdadeira, pois participou da expedição e foi o único homem branco a vê-lo com vida.
Nesta primeira parte, o ranger conta como foi chamado pelo General Davis para ajudar os militares e frear os impulsos do contraditório militar. Depois, por acaso, Tex descobre um complô e chega ao grande chefe indígena Touro Sentado.
Positivo/Negativo: A capa desta edição ficou magistral. Com um pouco de imaginação, dá para se ver o próximo passo do cavalo de Tex. Isso só foi possível com a diminuição das "poluição" de elementos.
As vitórias sucessivas e o fracasso final do General Custer são motivos de muitos estudos, filmes e livros, que sempre mexeram com o imaginário dos povos, em todos os continentes. Por isso, o leitor está diante de fatos históricos interpretados por HQs, o que representa a ocasião para uma boa história de Tex, ainda mais é contado que ele participou do episódio ocorrido nas Black Hills.
Os traços do desenhista Ticci estão firmes e muito bonitos, sempre conseguindo expressões bastante condizentes para os personagens. Uma coisa que chama a atenção é que ele sempre mostra uma seqüência em vários ângulos: com uma tomada da esquerda, outra da direita, uma frontal e por trás, se possível.
O amplo entendimento entre roteirista e desenhista pode ser detectado em algumas passagens, em que os quadros não trazem diálogos, apenas ações se desenvolvendo, principalmente nos deslocamentos a cavalo.
Até a página 20 a história praticamente não havia começado. Para mostrar aspectos da convivência de Tex, Nizzi deveria ser mais econômico ou, então, poderia tentar adequar estes aspectos ao cerne da trama.
Também desta vez não foi apresentada a aventura do próximo número, e os milhares de leitores não sabem o que vem por aí, exceto aqueles com acesso a Internet, que visitam o Portal TexBr.
Uma correção: a resposta da última carta do Correio do Oeste apresentou um erro, ao dizer que o último chefe dos navajos, antes de Tex, era Nuvem Vermelha. Na verdade, foi Flecha Vermelha.
Classificação: