TEX # 411
Título: TEX # 411 (Mythos Editora) - Revista mensal
Autores: Cláudio Nizzi (roteiro) e José Ortiz (desenhos).
Preço: R$ 4,50
Número de páginas: 112
Data de lançamento: Janeiro de 2004
Sinopse: Continuação da aventura iniciada em Tex # 409 - A Máscara do Terror, com seqüência em Tex 410 - Emboscada no Lago.
Tex e Carson estão no norte lutando contra o Caveira, que planeja uma rebelião indígena. Após barrar o tráfico de armas para os rebeldes, os dois pretendem enganar o agente indígena corrupto para chegar ao chefão, mas tem o jogo descoberto e caem numa armadilha.
Carson cai prisioneiro e Tex sofre para escapar. Libertando o parceiro e contando com a ajuda de um caçador de peles, o ranger penetra no covil do Caveira, captura-o e sai ileso.
Então, descobre-se que o pior malfeitor não passa de um candidato ao paraíso, e a culpa recai em outro lugar.
Positivo/Negativo: O desenho da capa é maravilhoso! No entanto, ficaria melhor se colocassem algo que contasse um pouco da história. Ora, os lobos só apareceram na trama por ser ali o seu habitat, nada mais. E ganharam esse destaque. Isso que é celebridade!
Grande é o divertimento de ter uma revista Tex em mãos, e mesmo que fosse para acompanhá-lo num passeio pela Reserva Navajo, contando anedotas para os indiozinhos, seria agradável. Mas este roteiro dá saudades daqueles antigos. Depois de algo morno na história anterior, o desfecho é impressionantemente atípico, do ponto de vista ação e periculosidade.
Tex teve mais trabalho com os lobos do que com o Caveira e o Comandante do Forte. Da página 61 até o fim, só houve um tiro acidental, disparado pelo vilão.
Como foi dito antes, desde o início foi fácil prever quem se escondia atrás da máscara. Incrível que fossem necessárias três revistas para acabar tudo tão parado.
Do ponto de vista humanitário, da justiça, a trama é bem conduzida. Um homem dilacerado mental e fisicamente pelos ciúmes de outro buscando vingança contra aquele que ceifou seu amor e sua vida normal.
Enfim, uma edição em que nem o roteiro, nem os desenhos despertaram o interesse deste fã. Ainda assim, é uma aventura de Tex; e como colecionador é tão importante como as outras, pois servirá para lembrar que nem tudo é perfeito.
Classificação: