TEX # 413
Título: TEX # 413 (Mythos Editora) - Revista mensal
Autores: Mauro Boselli (roteiro) e Raffaele Marcello (desenhos).
Preço: R$ 4,50
Número de páginas: 112
Data de lançamento: Março de 2004
Sinopse: Guerra de Fronteira - Tex vai ao funeral de um velho amigo (?) e conta uma aventura ocorrida muitos anos antes, relacionada com o morto. Sua missão: como ranger, avisar e ajudar na retirada das famílias que habitavam alguns vales na Região do Rio Pecos, levando-os à Forte Davis, para livra-los dos Comanches, que estavam invadindo o Texas a partir do México.
Com a passagem para Fort Davis cortada, os retirantes decidem ir a Fort Quitman, onde esperam receber ajuda e segurança. Enfrentam uma dura jornada, com confrontos com os Comanches e, ao chegarem lá, deparam-se com uma bruta surpresa.
Positivo/Negativo: Esta é uma aventura na qual Tex encarna a verdadeira pele de um ranger, temido e respeitado por todos e capaz de realizar sozinho uma tarefa que outro não conseguiria.
Tex precisa de força e coragem, mas também administrar as possibilidades. Diante de tantos inimigos indígenas, passa a estudar uma fórmula para libertar os prisioneiros e receber sua ajuda valiosa, pois são todos grandes atiradores. Mas como dar armas a homens condenados? E depois? Como evitar que tentem a fuga? E se fizerem reféns?
O autor prossegue devagar, enlaçando os personagens, dando tempo para que todos tomem uma posição. Mostra que, numa situação desesperadora, bons e maus devem procurar o entendimento e a ajuda mútua. Os malvados continuarão malvados, mas sempre aflorarão aqueles cujos corações pedem uma redenção, uma segunda chance.
Os desenhos do Marcello estão dando conta do recado, mesmo nas cenas passadas à noite é possível enxergar bem as fisionomias. E a capa também representa com fidelidade os homens em retirada e a terrível perseguição indígena.
Classificação: