TEX # 416
Autores: Mauro Boselli (roteiro) e Guglielmo Letteri (desenhos).
Preço: R$ 4,50
Número de páginas: 112
Data de lançamento:Junho de 2004
Sinopse: O ranger traidor - Juan Raza é um ex-comancheiro que já deu muito trabalho a Tex, Carson e Morisco (Tex # 367-370).
Tex e Carson investigam ao longo da fronteira com o México e vão descobrindo a verdade e chegando cada vez mais perto de Dom Amargo, um bandoleiro rico que assola a região.
Eles se deparam com um inimigo astuto e bem armado, cheio de trunfos, que tem Raza como refém. No entanto, não é o bandido habitual, mas sim um ranger… um ranger traidor.
Positivo/Negativo: Na capa, pela primeira vez na coleção, não aparece o nome da história. Um erro lastimável. A Mythos precisa ficar em cima do pessoal responsável, para não permitir que equívocos dessa natureza sejam constantes e apaguem o brilho do trabalho que vem sendo realizado.
As editoras por onde Tex passou foram cometendo errinhos e hoje têm um conceito negativo perante os colecionadores.
É verdade que isso é difícil, mas seria muito bom para as capas se o código de barras pudesse ser transferido para outro local. Especialmente, porque a imensa maioria das bancas não utiliza esse avanço tecnológico.
A aventura permanece muito boa, prendendo o leitor, pois não se sabe o que vai acontecer. Fica sempre a pergunta se algum personagem coadjuvante vai morrer. E há vários candidatos: o Morenito, Jesse, a bela morena mancomunada com os bandoleiros e os vários jovens rangers, que tomam posições equivocadas.
Enquanto isso, o mal tece suas teias para prender e aniquilar aqueles que defendem a lei e a justiça acima de tudo, dando a própria vida para salvar os companheiros.
Ao final uma pergunta: Juan Raza merecia todo o tratamento que teve?
O leitor vibra ao ver Tex manter seu bom "faro" e acreditar nas qualidades de seu amigo Raza, sem arredar pé de suas convicções e partindo para ajuda-lo, mesmo que possa ter uma decepção no final.
Fica a lição que amizades devem ser colocadas acima de tudo e não desprezadas ao primeiro sinal de perigo. Há também o ensinamento, ou alerta, para se ficar sempre atento a pessoas problemáticas, que de uma forma ou de outra, cedo ou tarde, causam encrencas.
Cuidado com orgulho exacerbado, vaidade à flor da pele, ciúme doentio, ganância em tempo integral. Na trama, Vance Daniels é um sujeito assim.
Na parte gráfica e no que tange aos desenhos, a edição não apresenta problemas.
Classificação: