Confins do Universo 214 - Assim como nossos pais...
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

TEX # 428

1 dezembro 2005


Título: TEX # 428 (Mythos
Editora
) - Revista mensal
Autores: Claudio Nizzi (roteiro), Giovanni Ticci (desenhos) e Claudio Villa (capa).

Preço: R$ 4,90

Número de páginas: 112

Data de lançamento: Junho de 2005

Sinopse: A dádiva de Manitu - Os kiowas roubaram os cavalos dos cheyennes para impedir que estes defendessem o vale dos bisontes da expedição de caçadores, num ardil bem planejado pelo agente indígena.

Enquanto isso, Tex corre ao Forte Wolf para pedir a intervenção do exército e fazer valer o tratado com os índios, sem saber que o próprio comandante está envolvido na história e já partiu para o vale para praticar tiro ao alvo nos animais.

Carson orienta os cheyennes a proteger os bisontes sem derramar sangue. Com a chegada do Coronel Thunder começa a caçada. As coisas mudam quando os índios obrigam os animais a darem meia-volta e colocam os caçadores em perigo, terminando com a morte do oficial.

Tex chega com o esquadrão e domina a situação, mas o bandido que ele perseguia, Wess Tucker, aproveita a confusão e tenta escapar, com a proteção do seu irmão, o chefe da expedição. Mas não será fácil fugir do ranger. E o agente Kogan também não perde por esperar...

Positivo/Negativo: A capa apresenta uma cena impressionante, que convida o leitor a um passeio, do ponto de vista artístico. Mas como na história a maioria dos animais se salva, a arte poderia ser menos tétrica.

A perseguição que levou os justiceiros ao local onde se desenvolvia a caça ao bisonte e serviu de plano de fundo teve uma conclusão simples, como não poderia deixar de ser. A questão entre caçadores e índios, no entanto, poderia ser mais desenvolvida - afinal, só o Coronel levou a pior.

Outros "furos" do enredo: os kiowas não conseguiram impedir que Tex chegasse ao forte e sumiram do mapa levando os cavalos e pronto; Blackmore, o comerciante que financiou a expedição entrou e saiu ileso. Ou seja, muitas pontas ficaram soltas nesta história de tantos personagens importantes.

Além disso, a seqüência de oito páginas que mostrou a dificuldade das carroças descerem ao vale poderia perfeitamente ser apresentada em duas páginas, enquanto se buscava a solução em outras ações.

Os desenhos mantiveram a estabilidade da edição anterior e não comprometeram, apesar das mudanças que vêm se acentuando nos traços de Ticci.

Agora, os números: Tex mandou pro além dois índios e um branco, atirou cinco vezes e distribuiu três socos "coice de mula" e um pontapé. Carson aplicou uma gravata e deu três tiros, matando três cavalos.

O desfecho da história foi pouco acima da média. Tex merece coisa melhor. Graficamente, a revista está perfeita, mas o conteúdo está aquém do esperado.

 

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA