TEX # 430
Título: TEX # 430 (Mythos
Editora) - Revista mensal
Autores: Mauro Boselli (roteiro), Alfonso Font (desenhos) e Claudio Villa (capa).
Preço: R$ 4,90
Número de páginas: 112
Data de lançamento: Agosto de 2005
Sinopse: Os dois inimigos - Os pawnees tornam-se soldados na pradaria e escoltam as numerosas caravanas que adentram o território, dando proteção durante a abertura de novas trilhas e transporte de equipamentos. Com isso, ficam muito mal ao olhos dos sioux e cheyennes.
A guerra particular de Cavalo Branco e Golpe Corajoso acompanha os dois guerreiros durante a fase adulta, com a balança pendendo ligeiramente para o pawnee. Mas o embate final não ocorre, por seguirem um código de honra admirável, que causa a morte de seus companheiros e põe em xeque o valor de tal sentimento.
Tex e seus amigos voltam a Loup Fork tempos depois, a tempo de encontrar mais ingredientes na história: o agente indígena e um grande comerciante estão dispostos a incendiar a pradaria com uma guerra que expulsará de vez os peles-vermelhas. Mas os quatro justiceiros já farejaram o golpe e estão em plena investigação.
Positivo/Negativo: Os personagens seguem se entrelaçando e ganhando ritmo. O bom professor já é Capitão e comanda um pelotão. O garoto Pat agora é um rapagão. A problemática indígena permanece acesa e muito sangue será derramado até que tudo se acerte por algum tempo. Nesse ínterim, surge mais gente disposta a engrossar o caldo com suas práticas pouco leais e sua ganância crescente.
Com tantos e fascinantes coadjuvantes, Tex ficou relegado a segundo plano, sem dar um tiro nem aparecer muito. Ainda assim, é uma boa aventura, que mexe com o fator psicológico do leitor, que fica ansioso pelo desfecho.
Os desenhos alternaram momentos bons com alguns de baixa performance, mas está um pouco melhor que o capítulo anterior, especialmente quando as cenas se passam durante o dia ou quando Font retrata os pawnees. Destaque para a página 64.
No aspecto gráfico, a revista não apresenta problemas. Ponto para a bela e emotiva capa.
Agora os números: Tex distribui quatro socos, três num bandido e um no xerife.
Classificação: