TEX ANUAL # 7
Título: TEX ANUAL # 7 (Mythos
Editora) - Revista anual
Autores: Antonio Segura (roteiro), Jose Ortiz (desenhos) e Claudio Villa (capa).
Preço: R$ 16,90
Número de páginas: 336
Data de lançamento: Dezembro de 2005
Sinopse: O trem blindado - Contreras é um general rebelde que pretende tomar as terras mexicanas anexadas pelos Estados Unidos em 1846 e formou um exército para espalhar o terror na fronteira. Para abrir uma guerra entre os dois países, ele só precisa receber a ajuda em ouro e armas, doadas pelos compatriotas sonhadores.
Tex e Carson se unem a homens destemidos para bloquear essa doação, cujo segredo é quebrado por um espião yankee. Mas Contreras tem um trem blindado, superequipado, para proteger o carregamento; e somente um golpe de astúcia e sorte fornecerão as condições exatas e únicas para o êxito de Tex, numa aventura marcada pela inteligência, amizade, confiança, ganância e traição.
Positivo/Negativo: O desenho da capa ficaria melhor se mostrasse mais o trem, objeto desse enredo.
Uma aventura completa de Tex, com mais de 300 páginas, é um verdadeiro presente de fim de ano para os fãs. Ainda mais quando é boa.
Segura criou uma história recheada de situações complicadas e personagens inesquecíveis, que são os pontos principais para se atingir o sucesso, ou seja, agradar plenamente o leitor.
Tex é colocado como peça fundamental e segue-se a introdução de personagens fantásticos, que vão alterando suas convicções ou mostrando quem realmente são, movidos por objetivos escusos.
O roteirista também brilha no intrincado plano de fundo, cuja compreensão se faz ao longo da leitura e visualização, com recorrentes desenhos explicativos. Isso valoriza sobremaneira o enredo, dotando-o de um aspecto fascinante, capaz de envolver o leitor.
Voltando aos personagens, chama a atenção o modo como homens poderosos como o general são frios e cruéis; ou encontram a morte de forma tão banal ou covarde, como o Senador. Ao mesmo tempo, traidores como But Sullivan e Von Arnim têm sortes distintas. O grande mérito de Segura é trabalhar de forma humana com sentimentos ambíguos, criando destinos inesperados para os personagens e causando enorme expectativa nos desfechos.
Ortiz teve muito trabalho para desenhar tão longa aventura, e somente um parceiro de longa data para desenvolver tão bem o roteiro. Com segurança e firmeza, o artista interpreta de forma inequívoca as palavras, atos e sentimentos dos personagens.
O Tex desta aventura é onipotente, capaz de escalar uma parede vertical (página 24), escapar da morte (323) e oferecer um revólver carregado ao inimigo (335). São fatos heróicos como esses que tornam a epopéia do herói tão rica, famosa e singular.
Graficamente, a revista está perfeita.
Classificação: