Confins do Universo 199 - O monstro. O mago. Um clássico.
OUÇA
Reviews

TEX - EDIÇÃO DE OURO # 26

1 dezembro 2008


Autores: Claudio Nizzi (texto), Claudio Villa (desenhos) e Aurelio Galleppini (capa).

Preço: 16,90

Número de páginas: 368

Data de lançamento: setembro de 2006

Sinopse: Fuga de Alcatraz - Tex e Carson são chamados a São Francisco para descobrir a verdade sobre o desaparecimento do chefe de polícia, seu amigo Tom Devlin.

Desconfiados de alguma patifaria dos membros da corporação, os rangers são obrigados a agirem por trás do pano para não colocar em risco a vida do amigo, que supõem estar vivo.

Um advogado inescrupuloso e um velho inimigo, que está preso em Alcatraz, são as peças que prometem uma pista segura para salvar Tom. Para salvar a vida de um amigo e fazer justiça, os heróis são obrigados a praticar um ato fora-da-lei, correndo os mais variados riscos de morte.

Positivo/Negativo: Eis uma HQ de primeira grandeza. Uma aventura completa, para ser "devorada" de uma vez, pois é impossível largar a leitura antes do final.

Nizzi esteve soberano neste enredo, tornando real o que parecia impossível: fugir de Alcatraz enquanto a famosa ilha-prisão esteve em atividade. O autor elabora muito bem a caracterização do cenário que serve como pano de fundo. Além disso, coloca Tex e Carson participando de uma repugnante caça à baleia e se destaca pelo dinamismo das situações que impõem aos personagens. Tudo acontece sucessivamente, fazendo os rangers trabalhar no limite.

Só o fato de um herói ajudar um prisioneiro a fugir da cadeia, já é bastante inusitado. E se for levado em conta que o bandido em questão é um inimigo pessoal de Tex e já lhe causou muitos problemas, a coisa ganha ares inimagináveis.

Essa idéia de "alta voltagem" confere o título de imperdível para esta aventura não só por leitores texianos, mas por todos que apreciam uma boa aventura.

Se a trama peca, é pelos excessos. As mortes de uma baleia e de um urso soam descartáveis. A primeira poderia perfeitamente ter fugido e o segundo nem precisaria ter aparecido.

Também chamam a atenção os vários gracejos e resmungos de Kit Carson e o fato de Tex deixar seu companheiro de aventuras, por duas vezes, resumir os fatos ocorridos para novos personagens que surgiam na trama, algo que, geralmente, quem faz é ele mesmo.

Os desenhos de Villa estão excelentes, com os personagens bem caracterizados e alguns quadros parecendo verdadeiros quadros, como lhe é peculiar.

Esta aventura foi lançada em quatro partes na revista de linha do personagem (Tex # 264 até parte da # 267) e a capa escolhida para esta compilação foi a do segundo número.

Classificação:

4,0

Leia também
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA