TEX GIGANTE # 20 – O PROFETA INDÍGENA
Autores: Claudio Nizzi (roteiro) e Corrado Mastantuono (capa e desenhos).
Preço: R$ 18,50
Número de páginas: 240
Data de lançamento: Outubro de 2007
Sinopse: Manitary é um jovem profeta pele-vermelha que quer resgatar o orgulho dos Hualpai e desencadear um inferno com a ajuda de traficantes de armas, reunindo em um único exército todas as tribos do deserto. O objetivo: derrotar e expulsar para sempre os homens brancos das terras do Sudoeste, que tempos atrás pertenciam aos índios.
No seu caminho, porém, Manitary encontrará Tex e seus pards, decididos a impedir um inútil massacre e a punir os verdadeiros culpados.
Positivo/Negativo: O tema escolhido por Nizzi é muito interessante: as profecias indígenas e o desejo de vingança contra os brancos que invadiram suas terras, apesar de recorrente é utilizado pelo autor com um enfoque distinto.
Dividir os quatro pards em dois grupos e intercalar a trama foi uma boa estratégia, que permitiu que todos trabalhassem bem e mostrassem seus valores. Assim, o roteirista construiu uma aventura bem movimentada, com ação, reação, bastante ingenuidade indígena e avidez pelo metal amarelo.
O trabalho do desenhista Mastantuono (Pato Donald, Pateta, Nick Raider, Mágico Vento) ficou a contento em Tex, dando fluência ao texto, mas com apenas alguns deslizes ao desenhar os dois Kits. Seus cenários são bons, assim como a proporcionalidade homem/cavalo e homem/ambiente casa perfeitamente.
Na verdade, Mastantuono utilizou um pouco da liberdade que lhe foi dada para realizar alguns enquadramentos só permitidos no Tex Gigante.
Editorialmente, a revista está quase perfeita - faltou apenas a ficha técnica, que nas edições anteriores vinha na contracapa. Para os colecionadores é um dado importante e não se sabe se foi esquecimento, falha ou ausência premeditada.
Classificação: