TEX - O ÍDOLO DE CRISTAL
Título: TEX - O ÍDOLO DE CRISTAL (Vecchi) - Edição
especial
Autores: Giovanni Luigi Bonelli (roteiro) e Aurelio Galleppini (desenhos).
Preço: Cr$ 450,00 (preço da época)
Número de páginas: 120
Data de lançamento: 1980
Sinopse: Quando os índios Hualpais tomam o poderoso Ídolo de Cristal do velho índio navajo Hatuan, Tex, Carson, Kit e Tigre partem em resgate ao totem roubado, em uma audaciosa missão em pleno território inimigo, onde terão de mostrar toda sua coragem e habilidade para escapar das lanças e flechas hualpais.
Positivo/Negativo: Lançado no ano de 1980, ainda pela Vecchi, para ser adquirida por meio do reembolso postal, o especial O Ídolo de Cristal, com seu tamanho gigante e sua imponente capa dura, é, com certeza, uma das mais memoráveis edições brasileiras de Tex.
E a história justifica. O Ídolo de Cristal foi publicada originalmente no número 200 da série italiana e, seguindo a tradição de edições múltiplas de 100, era totalmente colorida. Entretanto, o álbum da Vecchi está no mais tradicional preto-e-branco.
Os leitores brasileiros só conheceriam as cores da história uma década mais tarde, com o lançamento de Tex Colorido # 1, já pela Globo.
Curta para os padrões de Tex, a aventura toma por base um argumento simples, contando apenas com a ação para prender a atenção do leitor. É um texto divertido, direto e movimentado. Entretenimento para alguns minutos.
Galep estava em seu auge artístico. Mesmo com alguns erros ocasionais, seu estilo não perde o charme, talvez até ajudado pelo preto-e-branco, que casa bem com seus desenhos. Ele foi realmente um grande, digno de figurar ao lado de outros mestres dos quadrinhos mundiais.
A revista também teve como complemento uma pequena matéria introdutória ao personagem, que, mesmo desatualizada, é bem interessante.
Classificação: