TEX OURO # 35
Editora: Mythos Editora - Revista trimestral
Autores: Giancarlo Berardi (roteiro) e Guglielmo Letteri (arte) - Publicado originalmente em Maxi Tex # 1.)
Preço: R$ 17,90
Número de páginas: 352
Data de lançamento: Março de 2008
Sinopse
Oklahoma! - Tex Willer e Kit Carson acompanham uma família até Oklahoma, onde pretendem participar de uma corrida por Terras no Oeste norte-americano.
Positivo/Negativo
Habitualmente, as edições de Tex Ouro trazem histórias longas, de grande importância para o ranger, verdadeiros clássicos dos fumetti.
Esta edição não foge à regra. Oklahoma! é a republicação da única história escrita pelo roteirista Giancarlo Berardi, famoso por seu trabalho em Ken Parker e Julia, para o personagem.
A saga já havia sido publicada na Brasil pela Globo, na edição comemorativa de número 300 da revista mensal do caubói, em 1994. A Mythos recolocou à venda um título que estava esgotado. E que vale a pena ser conhecido, tanto pelos fãs de Tex, quanto pelos apreciadores das obras do roteirista, que nem sempre fazem parte do mesmo grupo.
Afinal, o ranger é um tipo heroico, um personagem de caráter firme, capaz de ações espantosas e dos atos mais nobres. Já os personagens de Berardi tendem a ser mais humanos e realistas, apresentar falhas e dúvidas sobre suas próprias atitudes.
E o que parece ser um encontro impróprio, se mostra uma bela história. Berardi coloca as ações de Tex e de Kit Carson em meio a um evento histórico: a corrida pela ocupação dos terrenos no Oeste norte-americano. O sonho de milhares de pessoas, a esperança de novos começos, a última chance.
Todas essas expectativas são um terreno fértil para a esperança e a corrupção. E são esses elementos que movem toda a trama. Os vilões que Tex enfrenta são arquetípicos, mas o ambiente que os fomenta é realista.
E é desse modo que Berardi conduz a história, aliado ao traço simples, direto e muito eficiente de Guglielmo Letteri. O roteirista abre mão (só um pouco) de ser Berardi, mas Tex não abre mão de ser o conhecido caubói que os leitores tanto gostam. E, ainda assim, o autor não deixa de contar uma história humana.
A edição da Mythos traz uma ótima matéria introdutória, explicando a origem da edição original italiana e outro bom texto sobre o roteirista. Uma revista para constar na coleção dos fãs do ranger e de Berardi.
Classificação: