THE AMAZING ADVENTURES OF THE ESCAPIST - VOLUME 1
Editora: Dark Horse Books) - Edição especial
Autores: The passing of the Key - Michael Chabon (roteiro) e Eric Wight (arte);
Are you now or have you ever been… - Howard Chaykin (roteiro e arte);
Sequestered - Kevin McCarthy (roteiro) e Kyle Baker (arte);
Prison Break - Kevin McCarthy (roteiro) e Steve Lieber (arte);
300 fathons down, de Mike Baron (roteiro) e Val Mayek (arte);
Divine Wind - Kevin McCarthy (roteiro) e Tony Leonard Tamai (arte);
The Escapegoat - Kevin McCarthy (roteiro e arte);
The Mechanist - Kevin McCarthy (roteiro) e Bill Sienkiewicz (arte);
Reckonings - Jim Starlin (roteiro e arte);
Old flame - Kevin McCarthy (roteiro) e Dan Brereton (arte);
The Lady or the tiger, de Glen David Gold (roteiro) e Gene Colan (arte).
Preço: US$ 17,95
Número de páginas: 224
Data de lançamento: Maio de 2004
Sinopse
Livro que compila as edições # 1 e # 2 da revista em quadrinhos Michael Chabon Presents the Amazing Adventures of the Escapist, inspirada no livro As Incríveis Aventuras de Kavalier & Clay, de Michael Chabon.
Positivo/Negativo
Em 2000, o escritor Michael Chabon foi laureado com o Pullitzer por seu romance As Incríveis Aventuras de Kavalier & Clay, que mostrava dois jovens judeus autores de quadrinhos lutando para que seu personagem, o Escapista, fosse publicado.
Inspirado na história dos quadrinhistas da Era de Ouro, especialmente nos criadores do Superman, Joe Shuster e Jerry Siegel, o livro fez sucesso tanto entre fãs quanto entre criadores do mercado.
Não demorou para que a Dark Horse lançasse a HQ Michael Chabon Presents the Amazing Adventures of the Escapist, cujos dois primeiros números estão compilados neste livro.
A ideia é criar uma mitologia de histórias no passado do Escapista, como se, de fato, ele tivesse sido publicado desde a Era de Ouro. Algo semelhante ao que a Marvel tentou fazer com o Sentinela.
As várias HQs do álbum mesclam estilos diversos, como se tivessem sido escritas e desenhas em períodos diferentes das histórias em quadrinhos. Há até uma versão mangá, de um Escapista oriental, desenhada por Tony Leonard Tamai.
Além disso, todos os personagens citados por Chabon em seu livro, como Revenge, Luna Moth e Old Flame dão as caras em histórias próprias.
O roteiro da maioria das histórias é assinado por Kevin McCarthy, que consegue demonstrar versatilidade em colocar o Escapista em diferentes estilos de HQs, mas nada chega a ser muito elaborado.
O grupo variado de artistas garante quase sempre uma arte competente. O principal destaque fica para o sempre chamativo traço de Bill Sienkiewicz, em The Mechanist.
Dentre as histórias, há textos falsos estudando as HQs de O Escapista e sua galeria de personagens ao longo do tempo, mantendo o clima de que o herói teria realmente existido
O resultado da experiência é uma leitura agradável e divertida, com HQs para todos os gostos e estilos. Tanto é que a Dark Horse manteve a publicação ainda por algum tempo- confira aqui a resenha do Volume 3.
Classificação: