THE AMAZING ADVENTURES OF THE ESCAPIST - VOLUME 3
Título: THE AMAZING ADVENTURES OF THE ESCAPIST - VOLUME 3
(Dark Horse Books)
- Edição especial
Autores: The Escapist & The Spirit - Will Eisner (texto e arte);
The Death of the Escapist - Kevin McCarthy (texto), Shawn Martinbrough (arte);
Liberators - Howard Chaykin (texto e arte);
The EscapeNot: Look into the Abyss - Paul Hornschemeier (texto e arte);
A Fair to Remember - Daniel Best (texto) e Eddie Campbell (arte);
Doc Hypnosis vs. The Escapist - Paul Grist (texto e arte);
Another Man's Scape - Chris Offutt (texto) e Thomas Yeates (arte);
The "Escapist" - Jason (texto e arte);
Electricity - Steven Grant (texto) e Norm Breyfogle (arte);
The Siren Song of Circe O'Shaughnessy - Howard Chaykin (texto) e David Hahn (arte);
The Escapist Escapes Again! - Jeffrey Brown (texto e arte);
The Final Curtain - Jason Hall (texto) e Eric Wight (arte);
Textos complementares de Roy Thomas, Catherine Yronwode, Bubbles LaTour e Jason Hall.
Preço: US$ 14,95
Número de páginas: 168
Data de lançamento: Abril de 2006
Sinopse: Coletânea de histórias do Escapista, personagem surgido nas páginas do romance de Michael Chabon.
Positivo/Negativo: O Escapista é um personagem de quadrinhos que não surgiu em nenhum gibi. Criado pelo romancista Michael Chabon, o super-herói apareceu no excelente romance As Incríveis Aventuras de Kavalier & Clay, vencedor do prêmio Pulitzer.
O livro, por sinal, é uma delícia. Situado em plena Era de Ouro dos quadrinhos norte-americanos, conta a história de Kavalier e Clay, dois garotos que criam um super-herói que se torna extremamente popular. A trama remete a elementos da criação do Superman.
O romance caiu no gosto dos leitores de quadrinhos - e também dos criadores. E não demorou para que o Escapista ganhasse HQs de verdade. A revista do personagem, inédita no Brasil, reuniu grandes autores. Cada um impôs sua marca pessoal e fez questão de deixá-la bem arraigada nas histórias, até porque não é fichinha concorrer com o trabalho magnífico de Chabon. No fim, tudo virou uma grande celebração ao romance.
Este volume compila as edições 5 e 6 da revista. Logo de cara, a primeira história é um marco. Trata-se da última criação do mestre Will Eisner, entregue à editora Diana Schultz um dia antes de o autor baixar hospital - ele morreria dias depois. A HQ mostra um divertido e despretensioso encontro entre o Escapista e Spirit, personagem que fez a fama do velho mestre em seus anos iniciais no mercado.
A primeira página abre com uma cena típica do mascarado: num prédio que incorpora o logo do Escapista e um cartaz do Spirit, Kavalier e Clay conversam com colegas da Empire Comics. São apenas seis páginas em preto-e-branco - que não deixam de ser um grande selo de boas-vindas ao personagem de Chabon à nona arte.
A coleção, que ganhou o Eisner de melhor antologia, traz outros grandes autores, misturando gente do mainstream com autores de uma linhagem mais underground. E tem de tudo.
Em sua primeira aventura, Liberators, Chaykin cria uma aventura baseada na metáfora da Europa no pós-Guerra. Jeffrey Brown segue na linha do fanzine sujo para contar uma história com um cientista louco. Grant e Breyfogle, dupla que cuidou bem de Batman por alguns anos, criam uma apavorante HQ de romance. Daniel Best e Eddie Campbell usam um fusca como arma. E Another Man's Escape é um conto muito bem construído sobre o Escapista na Guerra do Vietnã.
Completam a edição textos de vários autores que brincam com a idéia de inserir o Escapista na história das HQs norte-americanas, contando sua trajetória ao longo dos anos. E a edição também traz capas das revistas originais feitas por Matt Wagner, Eisner e Bill Morrison e uma breve biografia dos autores.
Classificação: