Confins do Universo 215 - Pelas sete esferas do Dragão!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

THE CHAMPIONS # 1

1 dezembro 2010

THE CHAMPIONS # 1

Editora: Uitgeverij De Boemerang - Edição especial

Autor: Gürcan Gürsel (roteiro e arte).

Preço: 4,95 euros

Número de páginas: 48

Data de lançamento: 1998

 

Sinopse

Coletânea de cartuns e histórias em quadrinhos curtas sobre o tema futebol.

Positivo/Negativo

Na Europa, histórias em quadrinhos e cartuns sobre futebol são compilados em álbuns com uma constância de fazer inveja. Neste link, por exemplo, com álbuns da Uitgeverij De Boemerang, uma editora que publica na Bélgica e na Holanda, pode se ter uma amostra disso.

São vários autores que transitam nesse nicho de mercado, inclusive na série The champions, mas o mais prolífero é o turco Gürcan Gürsel, autor do álbum aqui resenhado.

Esta edição, que traz na capa uma improvável seleção belga comemorando o título mundial de 1998 (que acabaria, para nossa tristeza, nas mãos da França, que bateu o Brasil na final por 3 x 0), reúne várias das piadas de Gürsel, todas sem balões de texto, o que as torna universais, e sempre de uma página.

Não é algo que arranque gargalhadas do leitor, mas as situações inusitadas que o autor cria envolvendo o futebol até que divertem. Coisas como um jogador na barreira colocar as duas mãos dentro do calção e se masturbar; um atacante errar o chute porque a chefe de torcida fez uma estratégica abertura de pernas; o árbitro mostrar a foto de uma beldade nua em vez do cartão; uma peruca voar após um cabeceio e assim por diante.

THE CHAMPIONS # 1

O desenho de Gürcan Gürsel segue a linha de humor do mercado franco-belga e valoriza bastante as formas femininas. E as cores vivas que usa nas páginas ajuda a realçar as piadas.

A série The champions é bem conhecida na Europa, tanto que possui até um site próprio. Em 2000, a editora portuguesa Meribérica / Liber chegou a lançar um álbum, intitulado Os campeões.

Nesta edição belga, o que peca mesmo é o trabalho de edição. Não há sequer expediente. Muito menos informações sobre o autor, que este resenhista identificou pela assinatura, após alguns minutos de buscas na internet. Uma minibiografia de Gürcan Gürsel e formas de o leitor contatar a editora (nem um e-mail foi publicado) cairiam muito bem.

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA