THE COLLECTED ESSEX COUNTY
Editora: Top Shelf - Edição especial
Autor: Jeff Lemire (roteiro e arte) - Publicado originalmente em Essex County - Volume 1 - Tales from the farm, Essex County - Volume 2 - Ghost stories e Essex County - Volume 3 - The country nurse.
Preço: US$ 29,95
Número de páginas: 512
Data de lançamento: Novembro de 2010
Sinopse
Onde um garoto se esconde quando todo o seu mundo, de repente, desmorona? O que transforma dois irmãos, membros de uma equipe de hóquei, em um par de solitários amargos e distantes? Como os cuidados de uma enfermeira de meia-idade revelam as cicatrizes de uma comunidade inteira?
O premiado cartunista Jeff Lemire presta homenagem às suas raízes em uma versão imaginária de sua cidade natal, a excêntrica comunidade agrícola do Condado de Essex, em Ontário, Canadá.
Positivo/Negativo
No Condado de Essex, comunidade rural localizada na porção sudoeste do Canadá, o hóquei é o símbolo da masculinidade por excelência.
Nascido e criado em uma fazenda da região, Jeff Lemire tomou emprestadas as suas vivências para escrever e ilustrar a trilogia Essex County, uma comovente graphic novel.
Empregando narrativas não-lineares, que falam sobre morte e vida, presenças e ausências, sucessos efêmeros, romances proibidos e paternidades questionadas, Lemire conta as histórias de duas famílias fictícias, os Lebeuf e os Byrne. A primeira foca uma linhagem de jogadores de hóquei, enquanto a segunda é centrada em figuras femininas, cujos personagens fecham-se dentro de si, presos às amarguras do passado, como Lou Lebeuf verbaliza:
"Há duas maneiras de se estar completamente sozinho no mundo: perdido na multidão ou em total isolamento."
Cabe a Anne, enfermeira viúva e descendente da matriarca dos Byrne, unir parentes separados pelo destino, evitando um futuro sombrio - o que é bem colocado em sua metáfora de tecelã de colcha de retalhos.
Em Essex County, roteiro e arte se complementam com personagens esmeradamente construídos. As transições perfeitas entre lembranças e tempo presente envolvem até o leitor menos familiarizado com o hóquei, numa trama emocionante, dentro da melhor tradição "eisneriana" (na qual o maniqueísmo dá lugar a personagens com atitudes "boas" e "más", reflexos do momento e das pressões pelas quais passam).
À primeira vista, parece uma obra madura de um artista experiente, mas trata-se de um dos trabalhos iniciais de Lemire, que o levou a assinar contrato com a DC Comics, para a qual criou a série Sweet Tooth (que será publicada no Brasil pela Panini em breve) e vem colecionando, desde 2011, elogios e prêmios com o Homem-Animal.
Publicada originalmente entre 2007 e 2008, a trilogia ganhou uma compilação em 2009 (que traz uma porção de extras, como artes promocionais, esboços de personagens, duas histórias paralelas lançadas como minicomics, e uma introdução de Darwyn Cooke), e foi incluída entre as cinco obras do Canada Reads 2011, uma competição literária anual promovida pela rádio CBC, com a alcunha de "um dos romances canadenses essenciais da década".
Essex County concorreu aos prêmios Eisner e Harvey, e ganhou o Doug Wright de Artista Revelação, o Joe Shuster de Melhor Desenhista Canadense e o prêmio da Associação Norte-Americana de Bibliotecas.
A primeira parte da trilogia, Tales from the farm, sobre eventos que levam ao amadurecimento de um menino de dez anos, deverá ser adaptada em breve para o cinema, com o título de Super Zero, por John Dykstra.
Que alguma editora traga esse material para o Brasil logo.
Classificação: