THE DARKNESS / WOLVERINE – OLD WOUNDS
Editora: Top Cow/Marvel - Edição especial
Autores: Frank Tieri (roteiro), Tyler Kirkham (desenhos, arte-final e capa) e Stjepan Sejic (cores).
Preço: US$ 2,99
Número de páginas: 24
Data de lançamento: Setembro de 2006
Sinopse
No passado, em algum lugar da França ocupada pelo Terceiro Reich, Logan tornou-se alvo do mais mortífero dos matadores de aluguel: Roberto Estacado, conhecido simplesmente como "Espanhol". Sua reputação o precede com justa razão, tendo em vista os seus talentos antinaturais e obscuros, empregados com sucesso em suas missões.
Mas o velho canadense não seria apenas mais uma vítima ao bel-prazer do assassino. Logo no primeiro embate dos dois, a escuridão e seu então portador levaram a pior.
No presente, Jackie Estacado encontra Logan nas mesmas circunstâncias que seu avô o fizera. Desta vez, a própria escuridão, fonte de poder do jovem mafioso, quer acertar velhas contas e antigas feridas com Wolverine.
Positivo/Negativo
Em meados de 2006, o estúdio Top Cow conseguiu fechar acordo com a Marvel para licenciar alguns encontros em quadrinhos entre famosos personagens dos dois lados.
O benefício era mútuo: heróis da Marvel apareciam em crossovers com vigilantes da Top Cow, enquanto que alguns desenhistas desta contribuíam como free lancers para séries próprias da "Casa das Ideias".
A política desta singela parceria talvez tenha gerado mais benefícios ao universo criado por Marc Silvestri. Uma delas serviu de prólogo para a saga First Born: a edição especial Unholy Union, reunindo Hulk, Motoqueiro Fantasma, Doutor Estranho, Witchblade e Darkness.
Este último já havia conseguido esbarrar com pesos-pesados do mercado norte-americano em outras oportunidades, e aqui o faz novamente, desta vez com o Wolverine.
Com argumento entregue a toque de caixa, criou-se uma desculpa bastante boba para juntar os dois personagens: (mais) uma rixa hereditária, que o velho canadense acumula na sua longa carreira.
Ainda mais em tempos recentes, pós-Dinastia M, quando a memória do mutante retornou integralmente e com direito a lembranças desconexas, antigos dissabores, velhas parcerias e o mesmo filão de lucro que sua editora costuma almejar nesses retcons.
Tanto no passado quanto no tempo presente, a narrativa pouco ousa. Um primeiro encontro nada amistoso num bar, seguido da famosa rixa ególatra entre os protagonistas, terminando no "tudo bem, vamos tomar umas e jogar conversa fora" entre Logan e Jackie, visto que o antepassado deste não teve a mesma sorte.
É onde entra a vontade autônoma do poder da escuridão de Estacado, desejando vingança pelo que Logan fez anos antes, quando ainda não estava "novo e aperfeiçoado" com suas garras de adamantium.
Por sinal, a entidade principal a serviço da escuridão - o mais próximo de um vilão que esta história apresenta - muito lembra a versão monstruosa do filme Drácula de Bram Stoker, de Francis Ford Coppola. Nas poucas vezes que dá as caras, nota-se um visual realmente assombroso, mérito do artista Tyler Kirkham.
Sua arte ganha suavização e profundidade com o processo digital de colorização de Stjepan Sejic (o ponto alto da obra), que também é desenhista. Os desenhos escuros e a iluminação tépida são as regras para um show de cores acrílicas, ainda mais nas cenas viscerais, sem economia no efeito gore das lutas.
Destaque para as páginas 21 e 22, que apresentam, respectivamente, um Wolverine mutilado e pronto pra mais briga e o único momento em que Jackie usa seu conhecido uniforme orgânico. Logan, por sua vez, só veste o seu na capa, servindo de chamariz para eventuais leitores interessados.
Nada fora do convencional entre outros encontros da Top Cow e da Marvel, com narrativa sucinta e básica. Leitura de cabeceira, para antes de pegar no sono.
Classificação: