THE ORIGINALS - SANGUE NAS RUAS
Título: THE ORIGINALS - SANGUE NAS RUAS (Conrad
Editora) - Edição especial
Autor: Dave Gibbons (texto e arte).
Preço: R$ 34,00
Número de páginas: 160
Data de lançamento: Setembro de 2005
Sinopse: Lel e Bok são dois adolescentes que vivem nas ruas de uma grande metrópole e sonham entrar para a gangue The Originals, formada por mauricinhos montados em motocicletas hovers reluzentes, que têm como maior diversão espancar os Dirts, a gangue rival.
Positivo/Negativo: Alguma vez você já foi ao cinema assistir a um filme premiado e, ao término da projeção, se perguntou "como uma porcaria dessas pode ter ganhado um prêmio relevante como esse"? É exatamente o que acontece ao término da leitura de The Originals.
Dave Gibbons ganhou o Eisner Award de melhor álbum inédito deste ano com esta obra, sobre dois moleques idiotas que travam diálogos pueris e pouco críveis e tentam passar ao leitor a idéia de que são "os tais". Seus antagonistas são o oposto na forma (sujos e mal-vestidos) e absolutamente iguais na essência.
Para completar o painel deste clichê de 160 páginas, há um terceiro moleque, antes sacaneado à exaustão pelos protagonistas, que depois tenta se mostrar mais "original" que os outros parceiros de gangue e acaba se dando muito mal nesta comédia em que todos parecem vilões, mas se comportam como mocinhos escrupulosos no final; em que o bem e a retidão de caráter prevalecem sobre toda a "sujeira".
O roteiro é fraco, mas os desenhos do ilustrador de Watchmen mantêm a qualidade habitual, valorizada pelo design limpo e pelo papel de primeira. Nada que torne a leitura imperdível, entretanto.
Resta, ao fim da leitura, o espanto. Se The Originals foi laureado com o Eisner Award de 2005, é de imaginar o nível dos seus concorrentes!
Classificação: