Confins do Universo 218 - O infernal Hellboy
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

THE SPIRIT # 3

30 maio 2009


Autores: Darwyn Cooke (roteiro e arte), J. Bone (arte-final) e Dave Stewart (cores).

Preço: R$ 5,90

Número de páginas: 48

Data de lançamento: Agosto de 2008

Sinopse: Garoto propaganda - Alguém está se aproveitando da imagem do Spirit para vender feijão com bacon e açúcar (!) para as crianças. Mas ele vai precisar da ajuda do herói para se livrar da máfia russa.

Quase Blue - Um músico, August Blue, após uma frustração musical infantil, descobre o punk rock, se muda para Central City, se protege da chuva em baixo de um meteorito azulado e gera uma grande tragédia.

Positivo/Negativo: Uma edição particularmente inspirada de Darwyn Cooke para The Spirit.

Obviamente, essas histórias não são como as de Will Eisner, criador do personagem. Nem Cooke se proclama como herdeiro do mestre da nona arte. O personagem, pode até parecer o mesmo, mas é bem diferente.

O interessante é que a revista consegue divertir com boas aventuras de ação na mão de um e de outro artista.

A primeira história tem um contraponto interessante: apesar de usar a imagem de um Spirit infantil, que é garoto-propaganda nas latas de feijão e numa animação na TV, com traços leves e muitas cores, é uma das mais violentas escritas por Cooke para o personagem. Vários momentos de sangue, espancamento e morte.

Os enquadramentos de Garoto-propaganda são uma aula narrativa e o trabalho de cores de Dave Stewart é bastante competente.

Já a segunda aventura, Quase Blue, é umas das melhores da série. O clima das histórias de Will Eisner está presentes em cada página.

A estrutura narrativa é muito eficiente: a primeira página é o desfecho da trama, que será toda contada a Spirit por Adelia, que assume a função de narradora, dominando os recordatórios.

A fábula musical de August Blue, apelidado de Almost Blue, é genial. Os elementos se conectam, nada é gratuito, os pesos narrativos estão muito bem distribuídos. A equipe de arte faz um trabalho competente, mas o roteiro é o maior destaque.

Acrescente-se ainda a multiplicidade semântica da palavra blue, que é a cor azul, o sobrenome do personagem, o estilo musical que fortemente influenciou a criação do rock'n'roll e um estado de espírito melancólico. Acredite, todos eles fazem sentido dentro da narrativa.

Se você não conhece o trabalho de Darwyn Cooke em The Spirit, esta é a revista indicada, pois Quase Blue paga a edição.

Informação adicional: Almost Blues, que é o nome original da segunda história da revista, é uma canção que teve vários interpretes. Vale ouvir as versões de Elvis Costello e Chet Baker.

 

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA