THE SUPERMAN HANDBOOK - THE ULTIMATE GUIDE TO SAVING THE DAY
Editora: Quirk Books - Edição especial
Autores: Scott Beaty (texto), John Delaney (ilustrações), Dave Cooper e Terry Beaty (arte-final) e Mike Rogalsky (cores).
Preço: US$ 15,95
Número de páginas: 184
Data de lançamento: Abril de 2006
Sinopse
O livro é um guia ensinando a realizar feitos semelhantes aos do Superman.
Positivo/Negativo
Além das tradicionais revistas em quadrinhos, o Superman aparece nas mais diversas publicações, como romances originais, adaptações literárias de filmes e seriados televisivos, álbuns de figurinhas, biografias de criadores e muito mais. Uma das mais inesperadas e criativas é este The Superman Handbook - The Ultimate Guide to Saving the Day, um guia completo e ilustrado para todo aquele que deseja seguir os passos do maior herói de todos os tempos.
Escrito com muito bom humor pelo veterano roteirista de quadrinhos Scott Beatty, a obra conta com ilustrações em forma de quadrinhos e prova mais uma vez o poder de um ícone da nona arte no mundo real.
The Superman Handbook é dividido em quatro capítulos: Super-Skills, Super-Rescues, Saving the day e Saves at home, além de contar com uma introdução do escritor Mark Waid, fã confesso do personagem que afirma ter lido todas as suas histórias já publicadas.
E o texto de Waid ressaltando como o maior poder do Homem de Aço é justamente sua opção de ajudar as pessoas, dá uma boa visão do guia que se segue.
Mas o primeiro ensinamento do livro já é útil para quem pretende "combater o crime", com um passo a passo de como nocautear um vilão, ilustrado por uma luta do Superman contra Mongul. Na mesma linha, há dicas para arrombar portas, dar saltos gigantescos e se desviar de balas.
É o tipo de leitura que tem tudo para agradar os mais jovens, mas que veteranos fãs do personagem também podem curtir justamente por não se levar a sério.
Outras seções do livro trazem dicas mais úteis para o cotidiano, como, por exemplo, instruções para fazer respiração boca a boca numa vítima de afogamento e como resgatar alguém de uma enchente.E há aquelas bem improváveis, como ensinar a encontrar um sobrevivente de avalanche.
O último capítulo apresenta as tarefas domésticas de um aspirante a herói, com o obrigatório resgate de um gatinho de uma árvore.
O texto de Scott Beaty é preciso e sem muita enrolação, demonstrando boa pesquisa. Os desenhos, por outro lado, são o ponto fraco da edição. John Delaney tem um estilo muito mal definido, e seu Superman parece um fraco de feições deformadas. Verdade que este projeto não precisaria de nenhum mestre do traço, mas a escolha de Delaney foi equivocada.
The Superman Handbook ainda tem bons atrativos para os apreciadores de quadrinhos e curiosos em geral. Em suas páginas é possível encontrar explicações sobre os maiores inimigos do Homem de Aço, seus poderes fantásticos e os diferentes tipos de kryptonita, além de referências a histórias que marcaram época.
Há também menção a heróis de verdade, como atletas cujos feitos se equiparam ao do kryptoniano. Claro que este livro não vai mudar a vida de ninguém, mas ele garante momentos de boa diversão.
Classificação: