TINA E OS CAÇADORES DE ENIGMAS - AVENTURA NO TRIÂNGULO DAS BERMUDAS # 3
Autores: Estúdios Mauricio de Sousa (texto e arte).
Preço: R$ 3,90
Número de páginas: 48
Data de lançamento: Setembro de 2008
Sinopse: Depois do atraso em um vôo, Tina, Rolo, Pipa e Zecão pegam carona num monomotor. Mas o avião tem problemas, e o grupo acaba em uma ilha misteriosa.
Positivo/Negativo: A julgar por este primeiro número, parece que finalmente o estúdio de Mauricio de Sousa acertou a mão com Tina e os caçadores de enigmas.
Já não era sem tempo. Afinal, um ano após a estréia, de duas minisséries e de um especial, a renovação da turma adolescente ainda estava ofuscada por histórias irregulares, com problemas na narrativa e na arte.
As mudanças cosméticas, como a orelha descoberta de Rolo e os corpos mais apolíneos dos personagens, não se sustentavam sozinhas.
A primeira parte do arco Aventura no Triângulo das Bermudas corrige alguns dos problemas das séries anteriores. Há bons ganchos a serem explorados nas próximas edições. A arte também está mais caprichada, especialmente nos cenários.
A forma de trabalhar as referências à cultura pop, uma força da série, também foi amadurecida e está mais elaborada.
O explorador Jonas Katmandu, por exemplo, não é apenas uma paródia de Indiana Jones. Ele também faz referência a Han Solo, outro personagem vivido pelo ator Harrison Ford. Esse humor simples, mas não simplório, perpassa toda a edição.
Aliás, a simplicidade se sobressai na revista, principalmente agora que a estrutura parece melhor resolvida. Tina e os caçadores de enigmas não é uma aventura complexa.Pelo contrário, é despretensiosa e gostosa para se ler sem compromisso.
E, nisso, a equipe de Mauricio de Sousa continua sendo mestre.
Classificação: