TINA E OS CAÇADORES DE ENIGMAS - AVENTURA NO TRIÂNGULO DAS BERMUDAS # 3
Autores: Estúdios Mauricio de Sousa (texto e arte).
Preço: R$ 3,90
Número de páginas: 48
Data de lançamento: Novembro de 2008
Sinopse: A turma se encaminha para o centro do Triângulo das Bermudas - Rolo e Zecão de navio corsário, Tina e Pipa de avião da Segunda Guerra.
Ao chegar lá, topam com a base secreta do vilão Pierre Moriarty.
Positivo/Negativo: A conclusão desta terceira minissérie de Tina e os Caçadores de Enigmas fica um pouco aquém dos dois números iniciais.
O problema é que o ritmo da trama, que vinha num belo embalo, dá uma caída. Principalmente porque, no fim da edição anterior, o quadrinho de encerramento permite a interpretação de que as duas duplas separadas pelo Triângulo das Bermudas estão prestes a se encontrar.
Neste número, contudo, descobre-se que a proximidade dos grupos era ilusória. Tem bastante história pra rolar antes do reencontro. Surge até mesmo um novo vilão no meio do caminho.
Isso não tira os méritos desta terceira série da franquia Tina e os Caçadores de Enigmas, que põe os adolescentes criados por Mauricio de Sousa em HQs mais aventurescas. É nela, afinal de contas, que roteiro e arte funcionaram melhor ao longo das três partes.
Ironicamente, o desfecho da aventura corrige até mesmo escorregadelas das minisséries anteriores, que tinham como defeito dar sumiço em alguns personagens ao longo da história. O resultado ficou engraçado - e foi uma boa sacada.
Resta, ainda, um porém para o resenhista chiar. Ele está nas páginas 32 e 33, nas quais se vê um erro grosseiro: em vez de falar a expressão em francês "sacrebleu" ("azul sagrado", no sentido de "céu sagrado"), lê-se o vilão Pierre Moriarty dizendo "sacred bleu" - ou seja, uma mistureba de inglês e francês.
É coisa que uma revisão mais atenta precisa interceptar. Essa atenção, afinal, é o preço que Mauricio de Sousa e seu estúdio têm que pegar por terem se comprometido publicamente ao longo de tantos anos com a educação e o bom uso da língua portuguesa.
Classificação: