TINA E OS CAÇADORES DE ENIGMAS - CRIATURAS LENDÁRIAS # 3
Autores: Estúdios Mauricio de Sousa (texto e arte).
Preço: R$ 3,90
Número de páginas: 48
Data de lançamento: Maio de 2008
Sinopse: Depois de encontrar o pai de Mapi, Tina e a turma vão para o Everest em busca da mãe do monstro brasileiro.
Positivo/Negativo: Na primeira edição, a segunda minissérie de Tina e os caçadores de enigma dava a impressão de que focaria na mitologia brasileira, em especial em uma tribo de amazonas. A rainha Zamona chegou até mesmo a ser destaque da capa de estréia.
Na transição da primeira para a segunda revista, um solavanco no roteiro deu cabo das guerreiras de forma displicente. A trama passou a tratar da relação do monstro amazonense Mapinguari com seu parente norte-americano, o lendário Pé Grande.
Desta vez, a mudança é mais suave e coesa: a turma encontra o pai de Mapi, o Pé Grande, e parte para o Everest em busca da mãe, uma Yeti. Zamona, bem como toda a conexão com a primeira revista, ficaram para trás definitivamente.
A história diverte. Tem bom humor e sacadas divertidas. O tom é de uma história de aventura, com muitos cenários míticos. Apesar disso, na prática, a HQ tem menos ação e mais diálogos do que uma narrativa de aventura convencional.
Embora os puristas possam torcer o nariz, e a versão com orelhas de Rolo é um alvo perfeito para críticas de veteranos, a nova abordagem de Tina funciona.
Seu grande mérito, mais do que ser uma boa HQ em si (o que não deixa de ser!), é mostrar novos caminhos para o poder criativo de Mauricio e seu time. Depois de virar exposição de quadros clássicos reinterpretados, sabonete e parquinho, já estava na hora de apostar em outros formatos de HQ - que convivem em harmonia com os gibis clássicos. Tomara que os Estúdios Mauricio de Sousa não percam essa visão.
Classificação: