Tio Patinhas # 200
Editora: Editora Abril - Revista mensal
Autores: Carl Barks e Luiz Podavin (roteiro e desenhos).
Preço: Cr$ 170,00 (preço da época)
Número de páginas: 160
Data de lançamento: Fevereiro de 1982
Sinopse
Num tempo em que não se era comum fazer edições especiais, Tio Patinhas # 200 poderia ser "apenas a seguinte à 199". Mas não foi assim...
Esta edição comemorativa, foi um tesouro. Algumas das mais antológicas aventuras do pato avarento e seus sobrinhos estavam juntas sob a mesma capa.
Positivo/Negativo
Quando esta revista foi lançada, as edições que traziam diversas histórias de Carl Barks ficavam restritas ao Disney Especial e uma ou outra publicação avulsa. Matérias complementares eram uma exceção, pois quadrinhos eram para divertir e não tinham muito sentido para as crianças os textos explicando a origem desde ou daquele personagem.
O "formatinho" das revistas em quadrinhos reinante na época desta publicação foi um dos grandes pontos negativos. As histórias de Barks são por demais detalhadas para ficarem confinadas àquele diminuto tamanho e o papel fosco também não ajudava a destacar sua arte.
A maioria das aventuras desta edição é assinada por Barks, com todos os elementos de suas grandes sagas. Embora quase sempre com o mesmo mote (Tio Patinhas defendendo ou querendo aumentar sua já vasta fortuna), essas tramas, nas mão de quem criou o muquirana e seus parentes, têm sempre um sabor diferente.
Destaque especial para Em busca do ouro, na qual o leitor é apresentado a Dora Cintilante, primeiro e grande amor da vida do Tio Patinhas.
Também fazem parte deste número uma história brasileira, de Luiz Podavin, e um passo a passo para aprender a desenhar o Tio Patinhas.
Além disso, naquela época, brindes eram destinados a revistas próprias como a Recreio. Por isso, foi uma agradável surpresa, ver o que acompanhava a edição: um troféu do velho muquirana em cartolina para destacar e montar.
As matérias complementares, entre outras preciosas informações para a época, ajudaram a quem até aquele momento não tinha idéia de quem era o "pai" da família pato.
Classificação