TIO PATINHAS # 542
Editora: (Abril) - Revista mensal
Autores: Caça à Numero Um - Jerry Siegel (texto) e Giorgio Cavazzano (desenhos);
Com mil quiabos! - Paul Halas (texto) e Carlos Mota (desenhos);
O antigo poder - Carlo Panaro (texto) e Marco Gervasio (desenhos).
Preço: R$ 4,95
Número de páginas: 80
Data de lançamento: Setembro de 2010
Sinopse
Caça à Numero Um - Um cientista põe em prática um mirabolante plano para roubar a moeda Número Um do Tio Patinhas. Pensando que seu amuleto da sorte estava nas mãos do vilão, o velho muquirana viaja por várias partes do planeta, seguindo as pistas falsas do cientista, até descobrir que a moeda nunca saíra da Caixa-Forte, mas estava invisível e pronta para ser entregue pelo pato ao criminoso, inadvertidamente;
Com mil quiabos! - Mac Mônei resolve descansar na remota cidade de Brejo do Fundão, para tentar esquecer as derrotas financeiras para o Tio Patinhas, seu maior inimigo.
Chegando lá, vê que praticamente todos os estabelecimentos comerciais pertencem ao "quaquilionário". Valendo-se das leis esdrúxulas do local, ele planeja destruir de uma vez por todas o rival e o atrai para cidade, onde o velho muquirana acaba encarcerado numa penitenciária e submetido a trabalhos forçados.
No local, ele conhece outro condenado, preso injustamente, que foge da prisão com o pato. Mas o destino dá uma reviravolta e o novo amigo do Tio Patinhas se torna prefeito de Brejo do Fundão, revogando as leis absurdas da cidade.
O antigo poder - Em viagem de lazer e negócios às ruínas de Stonehenge, na Inglaterra, Tio Patinhas, Donald, Margarida e Prof. Ludovico se veem às voltas com um mago arcano que usa os quatro turistas para tentar trazer de volta um maléfico mestre supremo da magia, a fim de dominar o mundo.
Positivo/Negativo
A história de abertura da edição marca o início de uma série de HQs do Tio Patinhas escritas por Jerry Siegel - um dos criadores do Super-Homem -, a maioria delas inédita no Brasil, que a Editora Abril pretende publicar regularmente na revista do pato muquirana.
Siegel escreveu 160 aventuras da turma de Patópolis, entre 1972 e 1981. Caça à Numero Um foi uma das primeiras.
A HQ tem um ritmo frenético, mostra um cientista louco e suas parafernálias tecnológicas - como seria de se esperar do roteirista - e é mais uma das longas aventuras protagonizadas pelo Tio Patinhas e os sobrinhos ao redor do mundo.
Apesar disso, não empolga e está longe de ser uma das melhores da Família Pato escritas por Siegel.
Mas os desenhos de Giorgio Cavazzano, sempre expressivos e dinâmicos, ajudam o leitor a entrar no clima da caçada desenfreada à moedinha da sorte que o vilão havia deixado invisível.
A segunda aventura, dividida em duas partes e desenhada pelo brasileiro Carlos Mota, tem humor (principalmente pela citação das leis esquisitas de Brejo do Fundão), suspense e ação; e é a melhor da edição.
Finalizando, O antigo poder é chata; e isso vale para descrever um roteiro que não soube aproveitar um argumento promissor.
Classificação: