Confins do Universo 216 - Editoras brasileiras # 6: Que Figura!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

TOCAIA E OUTROS QUADRINHOS

22 setembro 2009


Autor: Gilberto Maringoni (roteiro e arte).

Preço: R$ 45,00

Número de páginas: 112

Data de lançamento: Outubro de 2009

Sinopse: Coletânea de 14 histórias do quadrinhista e chargista Gilberto Maringoni.

Positivo/Negativo: Os quadrinhos do jornalista, historiador e arquiteto Gilberto Maringoni sempre foram produzidos paralelamente às suas outras atividades profissionais. Por isso, sua criação é relativamente pequena.

Tocaia e outros quadrinhos reúne boa parte de sua produção. Dividido em quatro seções, o livro mostra a versatilidade do traço de Maringoni e o tratamento dado a seus temas preferidos.

São Paulo é retratada na primeira seção, A cidade. As tomadas aéreas, extremamente detalhadas, revelam o arquiteto por trás do quadrinhista. O humor, sempre presente em suas histórias, esconde a crítica social.

Em Cenário, por exemplo, o autor mistura desenhos e colagem para revelar um grave problema social: a exclusão de certos membros da sociedade, um dilema que vem desde a época da escravidão.

A seção seguinte, A faroeste do Éden, uma brincadeira com o filme A Oeste do Éden, mostra a violência da vida urbana. Aqui, além da sempre presente crítica, o que salta aos olhos é o belo traço de Maringoni.

Em Allegro agitato, por exemplo, existe uma grande sacada no roteiro e uma arte linda, em que as notas musicais aparecem no alto de cada quadrinho (algo também visto em V de Vingança).

A história que dá nome ao volume também merece destaque. A cidade em que a ação de desenrola é repleta de mosquitos. Os quadros se alternam entre ambientes fechados, lotados desses insetos, e outros a céu aberto, com a chuva caindo torrencialmente. O efeito final é incrível.

Na terceira seção, Longa jornada eu adentro, outra brincadeira, desta vez com a famosa peça Longa jornada noite adentro, do americano Eugene O'Neill, que mostra três histórias de cunho autobiográfico.

Em King save the God, Maringoni utiliza imagens criadas em computador para mostrar sua visão da fé. A mulher do Vilmo é uma divertida brincadeira, que mostra por que "o amor é cego". E, por fim, Tudo o que é redondo me é estranho, uma HQ sobre um homem que tinha aversão por bolas de futebol e tudo o que tivesse a forma de uma esfera.

Esta última havia sido publicada originalmente no álbum Dez na área, um na banheira e nenhum no gol, que causou polêmica ao ser incluído na lista de leitura de estudantes da terceira série do ensino fundamental da rede pública de São Paulo. Deixando o preconceito de lado, vale a pena conferir a diagramação interessante desta HQ.

Por fim, a sessão que encerra o livro, Avoadoras, apresenta outra paixão de Maringoni: os aviões. Apesar de não tratar de máquinas voadoras, Assim é a vida é centrada em um homem que sofreu as consequências por ter vontade de alçar voo. O anjo caído, por outro lado, é uma aventura que se passa a centenas de pés de altura.

Completam a edição um texto introdutório de Maringoni, uma pequeno guia escrito pelo autor apresentando cada história e contando algumas curiosidades sobre elas, um artigo do jornalista Fernando Paiva sobre o trabalho do autor do álbum, um editorial em forma de quadrinhos e duas páginas de uma HQ inacabada, Catástrofe, feitas quanto o quadrinhista era adolescente.

O tratamento dado ao livro pela Devir está caprichado. Tão caprichado que o preço acabou um pouco alto, o que pode afastar novos leitores.

 

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA