TOP 10 - ASSUNTOS INTERNOS # 2
Título: TOP 10 - ASSUNTOS INTERNOS # 2 (Devir
Livraria) - Edição especial
Autores: Alan Moore (roteiro), Gene Ha e Zander Cannon (desenhos).
Preço: R$ 38,50
Número de páginas: 144
Data de lançamento: Setembro de 2006
Sinopse: A saga da superpolícia do Top 10 continua e o esquadrão do décimo distrito de Neópolis não esmorece na sua superbatalha contra o supercrime, se aproximando cada vez mais dos "grandes peixes" da cidade.
Positivo/Negativo: Top Ten é a aclamada série de Alan Moore e Gene Ha que mistura conceitos de mistérios policiais com o dinamismo dos super-heróis, criando uma mistura de paródia com homenagem que abre diversas novas possibilidades em termos de enredo.
Neste volume acontece a conclusão de todas as sagas paralelas que ficaram em aberto no primeiro álbum. Moore dá seqüência em sua narrativa, focando em diferentes personagens e situações que, no decorrer do tempo, vão se entrelaçando.
Como a genialidade do roteirista de Northampton não é novidade, falar de como o texto é primoroso e bem trabalhado chega a ser redundante em qualquer tentativa de descrever as nuances da obra.
Nos desenhos, Gene Ha e Zander Cannon preparam uma caça às referências. Página por página, quadro a quadro, sempre há um detalhe a mais, uma homenagem velada e um Easter Egg escondido para o leitor procurar. Por exemplo: durante a viagem dimensional do Rei Pavão, logo na primeira história, em meras duas páginas é possível se ver mais de 15 referências a personagens e histórias de viajantes do espaço/tempo.
Infelizmente, o trabalho de escaneamento da Devir atrapalha - e muito - a qualidade dos desenhos de Ha e Cannon, dificultando a visualização das páginas. Em alguns pontos, parece que a impressão foi feita a partir da cópia de uma cópia, com linhas por vezes pouco definidas, cores apagadas e tremidas.
A tradução mantém o nível, mas vale um toque: um dos personagens mudou de nome - Wolf Spider, que na primeira edição era chamado de Lobo-Aranha, foi rebatizado com o nome nacional dessa espécie de aracnídeo; agora é o Tarântula.
Uma coisa legal são as muitas notas de rodapé explicando algumas referências no texto e na tradução, que podem ajudar os leitores a ter um melhor entendimento da trama.
Por último, é bom lembrar que as histórias de Top Ten terminam neste volume. Mas a série gerou alguns spin-offs como Smax e The Forty-Niners, ambas escritas por Moore com a colaboração de Ha e Cannon, e Beyond the Farthest Precinct, escrita por Paul Di Fillipo e desenhadas por Jerry Ordway.
Classificação: