TRANSFORMERS – INTRODUÇÃO AO FILME
Título: TRANSFORMERS - INTRODUÇÃO AO FILME (Online
Editora) - Edição especial
Autores: Simon Furman e Chris Ryall (roteiro) e Don Figueroa (arte).
Preço: R$ 9,90
Número de páginas: 90
Data de lançamento: Agosto de 2007
Sinopse: No mundo de Cybertron, uma guerra civil é desencadeada por duas facções: os Autobots e os Decepticons. Em jogo, a fonte primordial de energia de toda a criação e dos seres cibernéticos do avançado planeta, o Cubo conhecido como All Spark.
Antes visto como aliado e atuando em conjunto para preservar a fonte de poder do All Spark, Megatron decide se rebelar e possuir todo o imenso poder do cubo. Para isso, atrai um exército de separatistas e dá início ao conflito que devastaria todo seu planeta natal.
Quando o All Spark é lançado ao espaço para sua própria proteção e para evitar que caia nas mãos dos Decepticons, Megatron parte atrás de seu objetivo e ambos vão parar na Terra.
Agora, a guerra interna rompe as fronteiras do espaço e pode ser estendida em outros mundos.
Positivo/Negativo: Em 2007, os famosos brinquedos da Hasbro ganharam sua versão nas telonas do cinema, idealizada pelo diretor Michael Bay e com ninguém menos que Steven Spielberg como produtor executivo.
Transformers pode ser considerado o blockbuster da temporada, tamanha sua carga de efeitos especiais e lutas impressionantes entre os já conhecidos robôs que toda uma geração acompanhou nas mais diversas encarnações, em séries, desenhos animados e revistas em quadrinhos desde a década de 1980.
É mais um daqueles filmes e produtos da onda revival, que traz a mais pura nostalgia aos antigos fãs.
Aproveitando o embalo da película, a editora IDW lançou nos Estados Unidos, simultaneamente à estréia do filme, uma minissérie em quatro edições focalizada nos eventos anteriores mostrados na telona. Uma "introdução ao filme", como define o logotipo da capa, relatando certos fatos com mais liberdade e criatividade.
O prelúdio explica bem como Megatron já estava na Terra, após perseguir o All Spark. É mostrada também a chegada de Bumblebee e o porquê de ele não conseguir falar sem o uso de sinais estáticos de ondas de rádio, além de todo o avanço do Setor Sete, órgão ultra-secreto do governo norte-americano e especializado em anormalidades, durante o século 20.
Outro ponto interessante é mostrar o que houve com a sonda móvel enviada a Marte, como mostrada no primeiro teaser-trailer do filme. Enquanto nos momentos finais do vídeo é mostrado o vulto de um Transformer, na HQ se vê o que houve logo após e qual dos robôs era.
A arte de Don Figueroa por vezes beira ao amadorismo ao retratar os humanos, mas merece elogios quando se refere aos seres cibernéticos. É bacana ver como ele construiu a anatomia dos Transformers em suas formas "primárias", ainda sem o uso de máquinas terrestres como camuflagem.
Sobre a edição em si, a impressão e o acabamento são competentes. Foi excelente a escolha de publicarem a minissérie original compilada em uma única edição, mas é visível a falta de revisão e de uma unidade com os termos usados no filme. Por exemplo: no longa usa-se a sigla ENB (Extraterrestres Não Biológicos) e na HQ, NBE, em inglês.
Mas talvez o erro mais grave tenha sido não creditar os roteiristas Simon Furman e Chris Ryall e o artista Don Figueroa em momento algum da revista.
Esta HQ não tem a ambição de ser inovadora, pois apenas cumpre seu papel de relatar acontecimentos passados antes do início do filme. Aos que assistiram ao longa, pode ser um atrativo para saciar algumas curiosidades.
Classificação: