TRÊS DEDOS – UM ESCÂNDALO ANIMADO
Autor: Rich Koslowsky (texto e arte).
Preço: R$ 39,90
Número de páginas: 144
Data de lançamento: Março de 2009
Sinopse: O cineasta Dizzy Walters não conseguia emplacar um filme. Até que a parceria com o animado Rickey Ratt trouxe fama e prestígio à dupla e abriu as portas para um novo gênero cinematográfico.
Mas um terrível segredo se esconde por trás da onda de animados que invadiram a telona.
Positivo/Negativo: O mockumentary, gênero de filme criado no formato de documentário, mas com roteiro ficcional, não é novidade no mundo do entretenimento. Longas como a A Bruxa de Blair fizeram sucesso graças ao ar verossímil obtido com o formato.
Em Três Dedos, Rich Koslowsky traz o mockumentary para o mundo dos quadrinhos. E o resultado é uma versão de Disney para adultos.
O clima de documentário é extremamente plausível e envolvente - mesmo com personagens evidentemente fictícios. Desde as primeiras páginas, quando o tema é apresentado por um rato decadente escondido na penumbra, o leitor mergulha na versão sombria do sucesso dos desenhos animados.
Conspiração e segredos são as bases da história. O enredo gira em torno de um estranho ritual, feito às escondidas, que garantia o sucesso dos animados. Mesmo depois que o segredo é apresentado (ou não), mais ou menos no meio do livro, é impossível parar de virar as páginas.
Além de um roteiro muito bem construído, os desenhos garantem à história uma força ainda maior. As versões decadentes dos desenhos animados são chocantes. Patolino, por exemplo, impressiona.
Vários ícones das animações estão presentes. Desde os Looney Tunes até Fritz, the Cat, criação de Robert Crumb, cada um deles ganhou uma personalidade própria.
Essa graphic novel possui um formato diferenciado, horizontal, e é uma edição caprichada com preço razoável.
Três Dedos é uma excelente pedida para todos aqueles que assistiram aos desenhos da Disney na infância e para qualquer fã de histórias bem contadas, sejam elas em quadrinhos ou não.
Classificação: