Confins do Universo 216 - Editoras brasileiras # 6: Que Figura!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

TURMA DA MÔNICA JOVEM # 0

10 dezembro 2008

Autores: Estúdios Mauricio de Sousa (roteiro e desenhos).

Preço: Distribuição gratuita

Número de páginas: 8

Data de lançamento: Julho de 2008

Sinopse: Apresentação dos personagens da série Turma da Mônica Jovem.

Positivo/Negativo: Uma das marcas de Mauricio de Sousa e seus estúdios é estar sempre em sintonia com seu público. Turma da Mônica Jovem é um sinal disso.

Claramente, a HQ nasceu como um produto que busca ocupar o nicho do público pré-adolescente, ainda pouco contemplado nas historinhas de linha tradicionais da turminha.

Pensando no atual sucesso dos mangás, estilo de quadrinhos mais lido no mundo hoje, como a própria revista faz questão de lembrar em um texto introdutório em sua segunda capa, nada mais natural que este Turma da Mônica Jovem siga esta linha.

Este é o contexto da publicação. Mas, pelo número zero, ainda é impossível tirar qualquer conclusão. A história, intitulada Eu cresci!, é narrada pela jovem Mônica, contando ao seu diário/notebook, e também aos leitores, o que aconteceu com seus amigos, agora um pouco mais velhos.

Mônica não é mais baixinha e gorducha, mas continua líder da turma e dentucinha. Lógico que Sansão ainda a acompanha para cima e para baixo, só que ela definitivamente aposentou o vestidinho vermelho. Magali ainda come compulsivamente, mas agora só comida saudável. E, de quebra, tem uma quedinha pelo professor de ciências da escola.

As mudanças mais significativas ficaram por conta de Cascão e Cebolinha. O primeiro, como era de se esperar, passou a tomar banho ao entrar na puberdade, mas a contragosto. Já o segundo, depois de sessões com a fonoaudióloga, parou de falar "elado". Além disso, mudou de nome, agora não é mais Cebolinha e sim "Cebola".

A exemplo do que a Marvel fez com Peter Parker no Universo Ultimate, Cebola é um especialista em webdesign e tem sua própria página na internet: cebola.com.br. Aliás, seria interessante se o marketing da Panini tivesse comprado o domínio ou criado uma página real que os leitores pudessem entrar, um expediente muito comum nas campanhas de marketing atuais.

Talvez fosse mais legal se a página que Cebola criasse na história fosse a do portal da Turma da Mônica Jovem. Infelizmente, se o leitor tentar entrar no endereço referido, cairá nesta bizarra página.

Mesmo sendo difícil precisar, devido às poucas páginas, nota-se um potencial de boas histórias com essa roupagem dos personagens. Logicamente, os fãs mais puristas não vão gostar muito, mas essa adequação de conteúdo é parte importante para a renovação do público, que tem novas exigências.

A única coisa que pode realmente ser questionada é o "estilo mangá" na chamada do gibi. Apesar dos olhões, que já estavam presentes na Turma da Mônica original, e o fato da publicação ser em preto-e-branco, não há muitas mais características das HQs japonesas.

Não há as onomatopéias chamativas e espalhafatosas, tampouco a diagramação ousada. Mas, como já foi dito, isso pode vir a aparecer nos próximos números, quando uma apresentação mais elaborada for necessária. No entanto, por enquanto, ainda está longe do estilo mangá.

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA