TURMA DA MÔNICA JOVEM # 34
Editora: Panini Comics - Revista mensal
Autores: Estúdios Mauricio de Sousa (texto e arte).
Preço: R$ 6,90
Número de páginas: 128
Data de lançamento: Maio de 2011
Sinopse
Mônica e Cebola não conseguem esconder de ninguém o amor que sentem um pelo outro. Mas, apesar de ela estar sempre pronta para aceitar o pedido de namoro que o eterno criador de planos infalíveis parece disposto a nunca fazer, o rapaz costuma "travar" quando está prestes a revelar seus sentimentos.
Até que, ao ver Mônica sendo assediada por praticamente todos os "gaviões" do Bairro do Limoeiro, Cebola não perde mais tempo e se declara.
E a Turma da Mônica nunca mais será a mesma.
Positivo/Negativo
Quando se beijaram pela primeira vez, em Turma da Mônica jovem # 4, eles ganharam as páginas de jornais, revistas e sites, com direito até mesmo a citações em programas de fofoca na TV. Algo desse tipo só havia sido visto no Brasil quando a DC Comics anunciou a morte do Superman, no início da década de 1990.
Mas Mônica e Cebola foram mais adiante nessa relação ambígua de amor e ódio e assumiram o namoro que sempre povoou a imaginação dos leitores de todas as idades.
Desta vez, além da mídia espontânea - nos mais diversos meios de comunicação - gerada depois do anúncio do "namoro do século", o evento foi precedido por uma campanha de marketing viral que preparava os fãs dos personagens de Mauricio de Sousa para algo que soaria como uma bomba.
Quando Turma da Mônica Jovem # 34 chegou às bancas, o novo casal continuou participando de ações de divulgação que confirmavam o efeito dessa "bomba". Dentre elas, atores caracterizados como a versão adolescente de Mônica e Cebolinha fizeram um passeio pelas ruas de São Paulo, num carro conversível, chamando para esse histórico enlace amoroso a atenção de quem nem mesmo sabia que os personagens haviam crescido.
O namoro pode ter despertado um novo interesse pela revista dos adolescentes do Bairro do Limoeiro - e a tiragem recorde de 500 mil exemplares, divulgada pela Panini, confirma a aposta nisso. Mas, se alguém tinha ressalvas ou simplesmente não gostava da Turma da Mônica Jovem, não será esta edição que mudará sua opinião.
A não ser pelo óbvio apelo, Quer namorar comigo? não tem nada de diferente do que já foi apresentado em outras edições da revista.
Tem drama adolescente, brigas de namorados, relacionamentos rompidos e conflitos de personalidades entre moças e rapazes. E também tiradas de humor baseadas no antes e depois dos personagens, além de citações visuais da infância da Turminha e os (ótimos) desenhos pontuados por intervenções cômicas no tradicional estilo gráfico exagerado dos quadrinhos japoneses.
A expectativa para a chegada da cena que todos querem ver é o que realmente torna a leitura interessante. Quando tudo acontece e o clima esfria, é o final frustrante - não do ponto de vista editorial, mas daquilo que a HQ estava conseguindo despertar no leitor - que de fato marca esta edição como histórica.
Ou seja, para ver Mônica e Cebolinha namorando, só mesmo lendo Turma da Mônica Jovem # 34.
Quanto a isso, dá para entender os motivos de Mauricio de Sousa. Mas não os do Cebola.
Classificação: