TURMA DO LAMBE-LAMBE # 17
Editora: Abril - Revista mensal
Autores: Daniel Azulay e Estúdio de Quadrinhos da Editora Abril (textos e desenhos).
Preço: Cr$ 180,00 (preço da época)
Número de páginas: 32
Data de lançamento: Setembro de 1983
Sinopse
Quatro HQs estreladas pelos personagens criados por Daniel Azulay.
Positivo/Negativo
Em 1982, pela Editora Abril, a Turma do Lambe-Lambe estrelou sua última série de revistas em quadrinhos. A primeira havia sido publicada pela Bloch Editores, em 1980.
Os personagens de Daniel Azulay começaram a ganhar destaque no final da década de 1970, no programa que o cartunista apresentava diariamente no início das tardes, na TVE, em que ensinava a criançada a desenhar e comandava outras atividades educativas.
No início dos anos 1980, todos seguiram para a TV Bandeirantes e continuaram até 1992 divertindo as crianças em esquetes que incluíam atores vestidos como os personagens.
Voltaram à televisão em mais duas ocasiões, em 1996 e na década passada.
Isso tudo resultou em sucesso para a Turma do Lambe-Lambe - na forma de livros, produtos licenciados, shows de teatro e discos musicais - e para Daniel Azulay, que acumulou prêmios nacionais e internacionais.
Com suas roupas de moleque traquina, sorriso simpático e voz aguda, Azulay era o meninão que agradava aos pais e cativava a meninada como se fosse o amigo mais velho dos pequenos.
Ele era - e continua sendo - um personagem que se confundia com o artista. Tanto que, nesta edição de Turma do Lambe-Lambe, contracena com suas criações na HQ de abertura da revista, A fundação da Lambelândia.
A aventura reúne Professor Pirajá, Xicória, Damiana, Piparote e outros personagens - que misturam "humanos" com animais antropomorfizados -, numa trama em que Daniel Azulay inaugura oficialmente a cidade de Lambelândia (situada na mata onde vivem suas criações).
É interessante notar que, como não era Azulay quem desenhava as HQs do gibi - em todas as 20 edições lançadas - e a equipe do Estúdio de Quadrinhos da Editora Abril assumira a arte, alguns personagens coadjuvantes se pareciam com os "figurantes" que costumavam fazer pontas nas histórias da Disney produzidas no Brasil.
O humor ingênuo das HQs desta edição, bem ao gosto de seu público-alvo, certamente não despertava o interesse dos adultos, na época.
No entanto, passados quase 30 anos de sua chegada às bancas, Turma do Lambe-Lambe # 17 ganhou um gosto de saudade capaz de fazer qualquer marmanjo escancarar um largo sorriso de reverência aos bons tempos de infância.
"Algodão doce pra você!".
Classificação: