TUTE
Título: TUTE (Editorial
Sudamericana) - Edição especial
Autor: Tute (texto e arte).
Preço: 39 pesos
Número de páginas: 96
Data de lançamento: Fevereiro de 2007
Sinopse: Coletânea de cartuns e quadrinhos do artista argentino Tute.
Positivo/Negativo: Tute é mais um dos notáveis talentos da nova geração de artistas gráficos argentinos. Ele publica há oito anos no jornal La Nación, no qual tem um cartum e uma página de humor na revista dominical. De lá, seu trabalho já saiu em países como México, Estados Unidos, França e Colômbia. Mas, no Brasil, apesar dos pesares e do Mercosul, continua inédito.
Com 33 anos, Tute é um quadrinhista pleno. Sua arte é belíssima - mistura um traço vibrante e elegante com cores chapadas, pinturas, colagens e fotografias.
Seus personagens são simples: por vezes, lembram os do brasileiro Nani. Noutras, As Cobras, de Luis Fernando Verissimo.
A composição de suas páginas, executadas com primor, é outra marca do trabalho. Em alguns cartuns, é ela quem garante a piada.
É no texto, porém, que o artista arrebata o leitor. A percepção é, inclusive, compartilhada entre os dois brilhantes autores da orelha do livro - Liniers e Fontanarrosa - e também pelo prefaciador, Oscar Grillo.
Sutil e inteligente, Tute é um escritor encantador que usa as artes gráficas como forma de expressão para debater um grande tema: "Quem somos nós?". A partir de suas HQs, questiona o leitor calcando-se em temas como identidade, psicanálise e relacionamentos.
Apesar de ser um álbum de estréia, o trabalho da Sudamericana - uma importante casa editorial argentina - é caprichadíssimo.
A coletânea de Tute está disponível em importadoras brasileiras. Se quiser conhecer mais, o leitor pode navegar em seu site oficial.
Classificação: