UM NOVO HOMEM
Título: UM NOVO HOMEM (Nona
Arte) - Revista online
Autores: Wander Antunes (roteiro) e Samuel Casal (desenhos).
Preço: gratuito
Número de páginas: 7
Data de lançamento: 2004
Sinopse: Após deixar a prisão, o protagonista anônimo promete mudar de vida e nunca mais voltar para lá. Porém, tornar-se um novo homem não é assim tão simples.
Positivo/Negativo: Alguns críticos acreditam que o uso de clichês é sinal de uma história ruim. Afinal, o lugar-comum nada mais é que o emprego repetidas vezes de uma idéia. Ao longo do tempo, isso se transforma numa fórmula pronta, à qual o artista menos inspirado apela.
Contudo, diversos autores têm trabalhado os clichês de maneira equilibrada e consciente, transmutando essas fórmulas prontas em fórmulas mágicas. Nos quadrinhos, um bom exemplo é Sin City, de Frank Miller. Nos cinemas, Menina de Ouro, de Clint Eastwood. Na TV, o programa Pânico.
Cada um desses lida com os clichês de uma forma distinta. Frank Miller os estiliza ao máximo, tornando-os super-impactantes. Eastwood lhes dá emoção, tornando-os verossímeis. O Pânico os escracha, tornando-os críticos e satíricos.
Um Novo Homem é clichê do começo ao fim. Pena que, diferente dos autores citados, o premiado Wander Antubes não tenha conseguido acrescentar nada à fórmula.
O protagonista e as situações que ele vive já foram retratados anteriormente diversas vezes, da mesma maneira, com os mesmos elementos. O clichê ficou preso dentro do clichê.
Por isso, a história é morna: não cativa o leitor, mas também não o faz deixar a leitura na metade do caminho. O leitor chega ao fim com a sensação de ter curtido uma boa história que, entretanto, poderia ter sido mais bem estruturada.
Destaque para os traços de Samuel Casal, ao mesmo tempo duros, sinistros e grotescos. Mas excelentes!
Observação: é necessário fazer o download para ler a aventura.
Classificação: