UMA HISTÓRIA DE SARAJEVO
Título: UMA HISTÓRIA DE SARAJEVO (Conrad
Editora) - Edição especial
Autor: Joe Sacco (texto e arte).
Preço: R$ 30,00
Número de páginas: 112
Data de lançamento: Maio de 2005
Sinopse: Em 1995, o conflito na Bósnia está encerrado. A maior parte dos jornalistas voltou pra casa ou se mudou para outra guerra.
Mas Sacco ainda está lá. Ele convive com Neven, um ex-combatente que sobrevive como guia de jornalistas.
Positivo/Negativo: A dimensão de um autor como Joe Sacco ainda será medida, mas é fato que não é pouca coisa. Em plena atividade, ele viaja o mundo em busca de regiões com conflitos para, depois, representar em forma de quadrinhos os dramas humanos que encontrou lá.
Suas obras são consideradas reportagens em quadrinhos e classificadas como filhas mais novas do new journalism. Afinal, suas histórias não são imaginadas de trás de uma prancheta. Numa época em que o mercado estimula o conforto dos acordos de exclusividade de Marvel e DC, Sacco passa meses fora de casa, corre risco de morte e generosamente oferece ao leitor um pedaço de sua alma.
Sua passagem pela guerra da Bósnia já foi vista no Brasil no álbum Área de Segurança - Gorazde e em uma pequena história na coletânea Comic Book, ambos da Conrad. No novo volume, o cartunista maltês retoma sua estada por lá em busca de Neven, homem de personalidade riquíssima que foi seu guia durante a primeira passagem.
Neven mente, engana, rouba, trapaceia e é desagradável. Está em plena crise - afinal, os jornalistas endinheirados das grandes redes já deixaram Sarajevo. Mas o vínculo entre ele e Sacco é incrível. Suas obsessões os unem.
O estilo de seu traço hachurado em preto-e-branco é único. Não se parece com nada. É Sacco puro, reconhecível até debaixo d'água.
Entre os diversos bons lançamentos de um ano bastante generoso, Uma História de Sarajevo ainda será um dos melhores títulos do ano.
Classificação: