UMA VEZ FLAMENGO, SEMPRE FLAMENGO!
Editora: Leitura - Edição especial
Autores: Eduardo de Ávila (textos) e Nilson Bispodejesus (arte).
Preço: R$ 49,00 (valor do kit completo)
Número de páginas: 16
Data de lançamento: Setembro de 2009
Sinopse
A história do Flamengo em quadrinhos.
Positivo/Negativo
Este gibi, com sua pompa de capa cartonada e miolo em papel couché, pode até cumprir o objetivo de versar os torcedores mirins (os de fato ou aqueles em potencial) na história do time de futebol conhecido como "o mais querido do Brasil".
Em linhas gerais, a publicação narra a origem do clube de regatas, que das costelas do Fluminense se tornou também uma agremiação de futebol e conquistou títulos, glórias e milhões de fãs. Mostra os primeiros tricampeonatos cariocas, o surgimento do urubu como mascote, a controversa taça da Copa União de 1987 e outras informações importantes para quem deseja saber um pouco da trajetória do Flamengo.
Mas, lançada pouco tempo depois do "penta tri" do campeonato carioca e meses antes do hexa do "Brasileirão", a revista ficou desatualizada ao deixar de fora essas conquistas.
Além disso, não há nenhuma menção aos ídolos que tornaram possível essa história vitoriosa do clube carioca. Nem mesmo Zico, o maior e mais recente deles, é citado.
Como se não bastassem esses detalhes, não se encontra um mínimo de paixão na HQ, daquele tipo sem nenhum traço de racionalidade e que é necessária para tocar emocionalmente o público a que a edição se destina.
Um pequeno traço dessa divertida e típica sensação de torcedor, entretanto, pode ser encontrada na introdução e na dedicatória, ambas de Eduardo de Ávila, e no texto da quarta capa, por Delair Dumbrosck, então presidente do Clube de Regatas do Flamengo.
Pelo menos os desenhos, se não chegam a ser brilhantes, têm apelo infantil, embora a colorização, com excesso de texturas e outros efeitos, tenha deixado a arte um pouco dura e visualmente menos atraente.
O gibi faz parte do Kit Flamengo da coleção Paixão Entre Linhas, lançamento da Leitura que homenageia seis grandes times do futebol brasileiro e é composto por dois livros - um de crônicas e outro com informações estatísticas e históricas -, um marcador e, claro, a revista em quadrinhos. Tudo acondicionado em uma sacola especial com alça regulável.
A coleção poderia passar sem o gibi, ao contrário dos dois livros, indispensáveis para qualquer torcedor que honre o adjetivo.
Classificação: