Confins do Universo 212 - Eternauta, um quadrinho para a eternidade
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

UNIVERSO MARVEL # 33

1 dezembro 2008


Autores: Quarteto Fantástico - Dwayne McDuffie (roteiro) e Paul Pelletier (desenhos);

Thunderbolts - Warren Ellis (roteiro) e Mike Deodato (desenhos);

Hulk - Greg Pak (roteiro), Aaron Lopresti (desenhos).

Preço: R$ 6,90

Número de páginas: 96

Data de lançamento: Março de 2008

Sinopse: Quarteto Fantástico - Reed Richards anuncia a nova formação do Quarteto Fantástico, com Pantera Negra, Tempestade, Coisa e Tocha Humana. A primeira aventura do grupo será investigar o que aconteceu com o corpo do Gravidade, um super-herói praticamente desconhecido.

Thunderbolts - Começa uma nova fase. Liderados por Norman Osborn, os supervilões que formam os Thunderbolts são forçados pelo governo a agir em situações complicadas de capturas de outros bandidos e heróis registrados.

Hulk - É a batalha final contra o Rei Vermelho. Como era esperado, a vitória é do Hulk, que o mata brutalmente. Agora, o Gigante Esmeralda é o novo rei de Sakaar e precisará resolver os conflitos entre as diversas raças que vivem no planeta.

Positivo/Negativo: Uma edição de novas fases para todas as séries. Até Hulk, que está no meio de um arco, chegou a um ponto de virada, no qual o protagonista se torna rei do planeta para onde foi enviado.

A mudança mais esperada, sem dúvida, é em Thunderbolts. O título andou à deriva por um bom tempo, com histórias que variavam do péssimo ao ilegível. Mesmo com a qualidade afundando mês a mês, a equipe criativa foi mantida.

No pós-Guerra Civil, o grupo se tornou relativamente importante, mas precisava de um novo rumo, para passar aos leitores a idéia de que tudo seria melhor a partir de agora. Para isso, entregaram a revista nas mãos do britânico Warren Ellis e do brasileiro Mike Deodato.

De cara, o visual mudou bastante. O desenho de Deodato é requintado e cheio de detalhes que potencializam as expressões e movimentos, como rugas, pêlos e dobras de roupas. Ao mesmo tempo, sua arte não é carregada nem excessiva, pois ele elimina as linhas desnecessárias, inclusive nos contornos.

Quanto à história, é cedo para dizer se funcionará. A princípio, muita coisa mudou e nada foi esclarecido. Norman Osborn está no comando do grupo e os vilões optam por atuar no programa ou irem para a cadeia. Quando partem para uma missão, mesmo os integrantes antigos da equipe, que já provaram ser heróis, vão acorrentados na nave até o local onde atuarão.

Ainda assim, a mídia vende a idéia de que eles são grandes heróis - suas ações são amplamente televisionadas. E da imagem deles é usada comercialmente em anúncios ou para a venda de bonecos.

Já em Quarteto, aparentemente o grupo embarcou na continuação de Abdução, uma série mediana também escrita por Dwayne McDuffie. Para quem perdeu a edição, trata-se de uma homenagem a Guerras Secretas, seguindo um roteiro semelhante, com a morte do jovem herói Gravidade no final. O interessante é que o Vigia aparece em seu enterro dizendo, de forma misteriosa, que a história do rapaz estava apenas começando.

Assim, quando o Quarteto é procurado por Deathlok, outro participante de Abdução, começa a investigar o sumiço do corpo do Gravidade. Até aí, a trama vai bem, com o Pantera Negra e a Tempestade integrados à equipe. O problema surge quando os heróis resolvem solucionar o crime simplesmente perguntando para o Vigia.

Então, qualquer evento misterioso pode se resolver indo ao lar do Vigia (aquele que a tudo observa e registra, sem interferir) e o ameaçando? Pelo que se vê nesta edição, isso é algo simples de se fazer. Tirando essa forçada de barra, a revista está numa boa toada. Vale ver o que se seguirá.

Fechando a edição, duas histórias sobre o começo do reinado de Hulk. Nada de mais, apenas o Gigante Esmeralda resolvendo conflitos da forma que só ele pode fazer, conquistando o respeito e se tornando rapidamente um verdadeiro rei.

A trama é no melhor estilo das histórias de bárbaros, sem nada inovador. Mas tem um bom ritmo e um desenho razoável. Divertida de acompanhar.

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA