UNIVERSO STAR WARS # 3
Título: UNIVERSO STAR WARS # 3 (Pandora Books) -
Revista mensal
Autores: Kevin Rubio, Ryder Windham e Brett Mathews (roteiro); Lucas Marangon, Kilian Plunkett e Vatche Mavilian (arte) e Dave Nestelle, Dave McCaig e Michelle Madsen (cores).
Preço: R$ 6,90 (preço da época)
Número de páginas: 32
Data de lançamento: Julho de 2003
Sinopse: Nasce uma Estrela (da Morte) - Moff Tarkin reúne-se com o Imperador Palpatine para colocar em prática o ambicioso plano de construção da maior arma que a galáxia já vira: a Estrela da Morte!
Graças ao Criador - Em Bespin, a cidade das nuvens, Darth Vader aguarda a vinda de Luke Skywalker para o que viria a ser o seu primeiro confronto com o jovem Jedi. Mas ele não esperava que um simples andróide trouxesse antigas lembranças de Anakin Skywalker à tona...
Memória Livre - C-3PO está à procura de seu inseparável companheiro R2-D2. Ao encontrá-lo em uma sala escura, R2 lhe transmite antigas e inéditas mensagens holográficas dos tempos de luta contra o império galáctico.
Positivo/Negativo: Dando prosseguimento à série regular Universo Star Wars, a extinta Pandora lançou esta edição com histórias curtas com, em média, dez páginas cada uma.
Nasce uma Estrela (da Morte) é destaque de capa. Apesar do título incisivo e direto, é um bom exemplo de que realmente não se pode julgar uma história pela capa. Trata-se de uma história de comédia pastelão.
Isso se deduz logo de cara, pelo traço caricato e dos personagens propositalmente desproporcionais. Mas, apesar das piadas e tiradas de humor já saturadas e típicas da sociedade norte-americana, o roteiro ainda cria uma boa explanação acerca da construção da famosa estação bélica da saga.
O leitor pode se divertir procurando entre as páginas referências a personagens da cultura pop e outras séries cultuadas.
A segunda aventura, intitulada Graças ao Criador, com certeza pode figurar no seleto rol de contos do universo expandido que valem à pena serem conhecidos.
Esta rápida HQ se passa durante o filme O Império Contra-Ataca, na cidade das nuvens. Darth Vader é informado da chegada dos rebeldes e espera por Luke. O restante da trama todo bom fã conhece bem.
O roteirista Ryder Windham aproveitou este momento do filme para inserir uma pequena origem para o C-3PO. Ao ver partes do robô, Vader vai relembrando desde quando era apenas um pequeno escravo em Tatooine e como "criou" seu primeiro andróide de protocolo.
Tem-se aqui uma boa junção de um momento distinto da trilogia clássica (com cenas e diálogos fiéis ao do filme) com algum momento da vida do jovem Anakin Skywalker, demonstrado na nova safra de longas.
Fechando a edição, Memória Livre se passa pouco depois da morte do Imperador e de Darth Vader. Com o fim do império, a aliança rebelde tenta reestruturar uma nova ordem na galáxia. A situação é apenas um pano de fundo para a trama, que se passa exclusivamente entre os dois famosos droids.
A arte é a mais dinâmica das três HQs. Devido ao bom jogo de luz e sombra, até se nota "feições" no rosto de C-3PO. Um bom trabalho do artista Vatche Mavilian.
No quesito gráfico, está foi a melhor edição da revista. Tanto arte como cores estão bem distintas nas HQs. E como material extra, ao final da publicação, algumas fotos do evento Jedicon realizado nos dias 28 e 29 de Junho de 2003.
Classificação: