Confins do Universo 215 - Pelas sete esferas do Dragão!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

UNIVERSO STAR WARS # 5

1 dezembro 2010

UNIVERSO STAR WARS # 5

Editora: Pandora Books - Revista mensal

Autores: Chris Warner (roteiro), Al Rio (arte), Neil Nelson (arte-final), Dave McCaig e Helen Bach (cores), Tony Harris e Chris Blythe (capa) - Originalmente publicada em Star Wars Infinities: A New Hope # 3 e # 4.

Preço: R$ 8,90

Número de páginas: 48

Data de lançamento: Setembro de 2003

 

Sinopse

Cinco anos após a derrocada da rebelião, o império comemora a consagração da paz definitiva. Para tanto, decide reunir uma vez mais o antigo senado republicado, agora sob o jugo imperial e liderado por um dos seus mais influentes membros: Leia Organa.

Ao mesmo tempo, Han Solo e Chewbacca retornam ao planeta Dagobah para reencontrar um velho aliado. Ali, Luke finalmente completa seu treinamento jedi com Yoda. Este, por sua vez, revela ao jovem Skywalker fatos do passado de seu pai, o antigo jedi Anakin Skywalker, e sua irmã perdida.

É hora do confronto decisivo. Luke, Han, Yoda, Chewbacca e R2-D2 rumam ao planeta Coruscant para uma última investida contra as forças imperiais.

Positivo/Negativo

Nesta segunda e derradeira parte, nada de muito diferente do que fora mostrando na edição anterior. De destaque, apenas a mudança de desenhista: aqui, o traço do brasileiro Al Rio domina as páginas, com excelentes caracterizações e fidelidade aos personagens principais.

De significativo mesmo, alguns elementos mostrados na nova trilogia - particularmente no primeiro filme, Episódio I: A Ameaça Fantasma - em consonância com cenários e protagonistas dos tempos áureos de Star Wars.

Ou seja, há a guarda de elite do Imperador ostentado sabres de luz duplos, a Millenium Falcon em voos rasantes entre os arranha-céus de Coruscant e um final interessante envolvendo a Estrela da Justiça (uma versão "benigna" da Estrela da Morte) e a superfície do planeta-metrópole sede do Império Galáctico.

Há também um rápido duelo entre Luke e Leia na sala do trono, que dura somente três páginas. O ápice fica por conta de Yoda ao final da história, levando a situação a um extremo dificilmente imaginado antes para o velho mestre jedi.

Lá fora, essa aventura - que chegou a ser anunciada aqui como um especial de 96 páginas - havia sido publicada como a primeira parte de uma trilogia que remodelava a mitologia e os eventos dos filmes clássicos. Faz parte do selo Star Wars Infinities, que recria fatos marcantes da saga ao arbítrio criativo dos autores, sem se prender às amarras da cronologia oficial.

Depois de cinco edições, infelizmente a série Universo Star Wars chegou ao seu fim prematuramente. Apesar da qualidade gráfica duvidosa, material de qualidade e boas historietas vinham sendo apresentados nas três primeiras edições, oriundos do título Star Wars Tales, mas que foram inexplicavelmente deixados de lado nos dois últimos números.

Ao menos, ficaram essas amostras da diversidade presente no universo expandido em quadrinhos.

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA