URTIGÃO # 1
Título: URTIGÃO # 1 (Editora
Abril) - Revista mensal
Autores: Vários (textos e desenhos)
Preço: R$ 1,00
Número de páginas: 16
Data de lançamento: Outubro de 2006
Sinopse: Três histórias do caipira mais ranzinza da Disney.
Hoje é dia de Maracanã - Urtigão está no Rio de Janeiro e vai ao maior estádio de futebol do mundo na companhia do maior caloteiro da paróquia.
Falta de paciência? - O velho caipira está pescando e nem a falta de peixe, o calor da tarde ou o passar do dia afetam a sua perseverança.
Artista, eu? - Uma pintura surrealista do Urtigão é comprada por um apreciador de artes que encomenda a ele mais algumas obras. Mas se o sujeito soubesse que esse "quadro" foi feito sem querer...
Positivo/Negativo: O bom e velho Urtigão está de volta com seu próprio título mensal. Depois de um hiato de 12 anos (o personagem protagonizou uma HQ quinzenal entre 1987 e 1994), o inimigo número 1 do Peninha e do Pato Donald retorna com três aventuras produzidas no Brasil, originalmente publicadas nos anos áureos da Disney tupiniquim.
Na primeira história, um crossover improvável acontece, e Urtigão e Zé Carioca estrelam uma aventura muito engraçada que vale por toda a edição. As situações típicas por que passa qualquer torcedor em uma arquibancada de estádio de futebol são mostradas com um cinismo tipicamente brasileiro. Brigas de torcida, xingamentos ao juiz, vendedores de picolé, a expressão "joga a sogra também" levada ao pé-da-letra, tudo é motivo para boas sacadas de humor.
As duas outras histórias são bem curtas, no estilo rápido e rasteiro, como uma piada de salão. Dão conta do recado, mas não têm como superar a de abertura.
Seja como for, é uma boa reestréia do Urtigão. Mas seria interessante que, nas próximas edições, fossem republicadas as clássicas histórias do personagem contracenando (e confrontando) Donald e Peninha, principalmente as desenhadas por Tony Strobl.
Classificação: