URUBU
Título: URUBU (Desiderata)
- Edição especial
Autor: Henfil (texto e arte).
Preço: R$ 24,90
Número de páginas: 144
Data de lançamento: Maio de 2007
Sinopse: Urubu torce pelo Flamengo. É fanático, daqueles que comemora até vitória na várzea. Alter ego de seu criador, Henfil, pegou não só momentos ruins do time, mas também a fase áurea, com Zico.
As charges do Urubu estão reunidas nesta coletânea.
Positivo/Negativo: Henfil é um dos mestres dos quadrinhos e das artes gráficas no Brasil. É dono de um traço preciso, que consegue harmonizar o limpo com as hachuras e poluições. Tudo sem excessos.
Seu desenho estava a serviço da mensagem de sua obra. Não era gratuito, nunca uma mera ilustração. Sempre tinha algo a dizer, sem meandros, de forma objetiva e enfática. O que Henfil dizia virava realidade.
Urubu é, como o autor, um flamenguista doente. No livro, há apenas uma faceta do gênio - charges de futebol publicadas no Jornal dos Sports e na revista Placar. É um recorte, apenas, que não dá a dimensão do todo. Ali, o Henfil político, por exemplo, mais se insinua do que se manifesta verdadeiramente. Pode não ser o Henfil mais brilhante, mas provavelmente o leitor encontrará sua versão mais divertida.
Mesmo só no futebol, Henfil cria um pequeno universo de personagens e situações. Toma os craques (e pernas-de-pau) emprestados do Flamengo e de seus adversários para transformá-los em caricaturas. Zico, que escreve a orelha do livro, chega a ter um capítulo só dele. Os torcedores se tornam parte do enredo. E o Rio de Janeiro é seu grande cenário.
Ainda que sejam realmente datadas, algo inerente às melhores charges, as pequenas obras de Henfil ganham nova vida neste volume. O principal responsável é o colunista de futebol (e também flamenguista) Renato Maurício Prado, que recapitula a história de Henfil, do Flamengo e dos dois juntos.
Para os não-flamenguistas e desconhecedores da história do futebol em geral, o texto consegue situar o leitor na maioria das charges.
Com o excelente trabalho de recuperação do humor brasileiro que tem feito, a Desiderata traz para as livrarias mais uma obra imperdível e inestimável - para a torcida do Flamengo e todos aqueles que nunca fizeram parte dela.
Classificação: