Confins do Universo 214 - Assim como nossos pais...
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

UZUMAKI # 3

1 dezembro 2006


Título: UZUMAKI # 3 (Conrad
Editora
) - Série mensal em três edições
Autor: Junji Ito (roteiro e desenhos).

Preço: R$ 12,00

Número de páginas: 256

Data de lançamento: Outubro de 2006

Sinopse: Kurouzu aparentava ser apenas uma pequena cidade costeira do Japão, até alguns de seus habitantes começarem a ter comportamentos estranhos ligados a uma obsessão pela forma espiral.

A cada dia que passa, a chamada maldição da espiral contamina cada vez mais a cidade, levando seus moradores a destinos trágicos inimagináveis.

Positivo/Negativo: Uzumaki começou com um ritmo alucinante e com algumas das histórias mais assustadoras que apareceram nos quadrinhos ou em qualquer outra mídia recentemente. Infelizmente, a série perdeu um pouco do pique na reta final.

O autor não conseguiu encontrar histórias com a mesma densidade psicológica apresentada no primeiro volume e acabou investindo na grandiosidade e no espetáculo pirotécnico. Saíram os dramas focados na obsessão pela espiral dos moradores de Kurouzu e entrou a ação frenética com catástrofes monumentais como pano de fundo.

Esse desgaste já estava um pouco aparente no segundo volume, mas o autor havia conseguido manter o nível em alguns capítulos surpreendentes. Nesta edição, a história se resume a Kirie e seus companheiros tentando achar uma forma de escapar da cidade amaldiçoada e se deparando com desastres cada vez mais grandiosos.

Apesar disso, Junji Ito continua um exímio contador de histórias e tem uma imaginação fértil o suficiente para manter o interesse pela leitura até o final apoteótico. Há cenas extremamente tensas, como o momento em que as pessoas se amontoam nos casebres até se contorcerem e entrelaçarem os próprios corpos; ou quando tentam devorar Mitsuo, recém-transformado em caracol-humano, mas nada tão aterrador como o começo da série.

A conclusão, ao menos, é coerente e mantém o tom sobrenatural sem cair em explicações esdrúxulas ou simplistas demais.

A edição da Conrad é boa, apesar da encadernação não ser das melhores. Há ainda um capítulo extra no qual Shuichi descobre uma nova galáxia, provocando a inveja de um astrônomo amador que fica obcecado em obter todos os créditos pela descoberta.

 

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA