VAGABOND # 21
Título: VAGABOND # 21 (Conrad Editora) - Revista mensal
Autores: Takehiko Inoue (roteiro e desenhos).
Preço: R$ 6,30
Número de Páginas: 112
Data de lançamento: Agosto de 2003
Sinopse: Finalmente, Musashi alcança seu objetivo: encontrou o Mestre Sekishusai, doente e dormindo. Em volta da casa, os samurais aguardam que o jovem espadachim apareça.
Musashi coloca a espada na garganta do velho Mestre, pretendendo cortá-la, para poder, enfim, entender o que é ser invencível. Mas acaba sendo surpreendido por contra-ataques, que não sabe se são reais ou não.
É o inicio de uma luta de ki's (energia interna), e a desvantagem é toda de Musashi.
Positivo/Negativo: Agosto apresenta boas opções de leitura nas bancas. E esta edição merece destaque em meio aos demais títulos.
A história inteira apresenta uma grande luta. Mas, ao mesmo tempo, nenhuma batalha acontece! Como isso é possível? Devido ao talento de Takehiko Inoue.
O autor mostra que o "doido" do Musashi quer tornar-se invencível a qualquer custo. Se isso implica em matar um grande mestre enquanto ele dorme, paciência; é parte do processo (talvez esse samurai seja um "cara normal" à luz das tradições orientais, mas, convenhamos, um indivíduo que coloca uma espada na garganta de um senhor idoso, moribundo e dormindo, pretendendo cortá-la, não pode estar gozando plenamente de suas faculdades mentais).
A tensão do momento, aliada ao forte ki do Mestre Sekishusai, é o pretexto para uma fuga do lugar-comum, numa luta diferente. Musashi vai e volta ao passado em recordações traumáticas, encontra-se em lugares diversos e inesperados, percebe a grandeza interior de seu oponente e descobre-se, no fim, ainda ser um fraco.
Depois, passa a admirar o velho Mestre que, em poucos segundos, também tem o mesmo sentimento pelo jovem oponente.
Sobre a parte artística, não há muito a acrescentar. Os desenhos continuam perfeitos, com um acréscimo: Inoue cria, nesta edição, belíssimas e intrigantes metáforas em forma de imagens.
Tira-se disso tudo lições de filosofia oriental, que devem fazer praticantes de artes-marciais delirarem. Para os demais e ordinários seres humanos, fica apenas uma coisa: a certeza de terem se deparado com uma grande HQ.
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