Confins do Universo 204 - Marcelo D'Salete fazendo história (em quadrinhos)
OUÇA
Reviews

VAGABOND # 31

1 dezembro 2004


Autores: Takehiko Inoue (texto e arte).

Preço: R$ 6,30

Número de páginas: 112

Data de lançamento: Junho de 2004

Sinopse: Kojiro, apesar de ainda muito jovem, é apaixonado pelo caminho da espada. Embora insistindo continuamente que seu mestre Kanemaki o ensine, este reluta, por acreditar que o rapaz tem um lado violento muito forte dentro de si, e que, por ser surdo, acabaria morrendo rapidamente seguindo esta trilha.

Mas o jovem samurai não desiste, e treina secretamente, passando também a atacar seu mestre em diversos momentos, na tentativa de derrotá-lo. Esses rápidos embates servem como aprendizado para Kojiro, enquanto passa da infância para a adolescência.

Enquanto isso, um conflito iminente está virando guerra e se alastrando pelo país. Samurais errantes passam a ser uma constante, e um deles, Ito Ittosai, que já foi aprendiz de Kanemaki, retorna. Ele percebe em Kojiro um tigre adormecido.

Positivo/Negativo: A narrativa toma foco no crescimento de Kojiro, e no seu grande interesse em tornar-se um guerreiro da espada.

Treinando incansavelmente, ele demonstra aptidões que compensam sua surdez. A trama apresenta tudo em ricos detalhes, nos divertidos e constantes embates entre o pupilo e seu mestre.

E a chegada de Ittosai torna tudo mais interessante. Isso demonstra outro mérito da obra, que é a forte caracterização dos personagens. O rápido e impressionante encontro de Tenkin com Ittosai é um exemplo disto.

Vale ainda mencionar que Vagabond é uma aula de desenho: perspectiva, profundidade, jogo de luzes, trabalho em preto-e-branco, técnicas diversas, detalhes, expressões, enfim, Takehiko Inoue deita e rola. Ou melhor, com seu pincel afiado, fatia tudo o que vê pela frente...

Classificação:

4,0

Leia também
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA