VERTIGO INVERNO # 1
Título: VERTIGO INVERNO # 1 (Opera Graphica) - Revista mensal
Autores: Mansão dos Segredos - Steven T. Seagle (roteiro) e Teddy Kristiansen (desenhos);
Desejo, dos Perpétuos - Neil Gaiman (roteiro) e John Bolton (desenhos);
The Minx - Peter Milligan (roteiro) e Sean Phillips (desenhos).
Preço: R$ 6,90
Data de lançamento: Agosto de 2001
Sinopse: É natal. Na misteriosa mansão onde está morando (desde a mini-série Mansão dos Segredos, publicada no Brasil pela Metal Pesado/Tudo em Quadrinhos, em 1998/99), a jovem Rain recebe a visita de alguns amigos, que decidiram comemorar a data com ela.
Como não tem nenhum presente, Rain entra num dos quartos da mansão e topa com o Curador, um cara que toma conta da Galeria dos Segredos, onde cada peça de arte tem uma história muito particular para contar, apresentando ao leitor a histórias de vários personagens do universo da Vertigo, a linha adulta da DC Comics, sempre tendo o natal como "pano de fundo". A palavra "inverno" aparece no título porque, nos Estados Unidos, o natal acontece na época mais fria do ano.
Nesta edição são apresentados contos de Desejo, a/o irmã/irmão de Sandman, e da série The Minx.
Positivo/Negativo: A idéia de reunir em um mesmo título os vários personagens da Vertigo é, sem dúvida muito legal. Como é impossível alinhavar todas as histórias, Rain, a personagem principal de Mansão dos Segredos, serve como um elo de ligação entre elas.
O problema é que o nível das histórias pode variar - e muito - numa mesma revista, como acontece nesta edição.
O conto de Neil Gaiman e John Bolton (aliás, como é bom rever sua bela arte), sobre um "homem com pés de bode" que implora a Desejo para ter o prazer de uma última conquista amorosa antes de morrer, é infinitamente superior ao de Peter Milligan e Sean Phillips. A história sem pé, nem cabeça de The Minx é sobre Tom, um cara que vai está a fim de Anna Schwarz (uma garota judia que possui um tipo de "segunda personalidade" que emerge de seu inconsciente) e vai à casa dela para conhecer seus pais, o que acaba se tornando uma experiência pra lá de maluca.
No final da edição há um importante texto apresentando todos os personagens da série, mas que contém um erro absurdo: Desejo é apresentada/o como "irmão" de Sonho e Morte e com todas as citações feitas no gênero masculino.
Ocorre, porém, que a/o personagem nunca teve sexo definido, podendo aparecer como homem ou mulher. Por isso, desde que Sandman começou a ser publicado no Brasil, no final da década de 1980, todas as referências a ele/ela são sempre feitas utilizando-se o masculino e o feminino juntos.
Pra piorar, nesta história, Desejo aparece como uma mulher! Como a edição é vendida apenas nas lojas do HQ Club, ou seja, apenas para os leitores fanáticos por este tipo de material, a Opera Graphica deveria ter cuidado com estes detalhes, uma vez que este público é, naturalmente, mais exigente.
Classificação: