VÓ
Editora: Leya e Barba Negra- Edição especial
Autor: Jean Galvão (roteiro e arte).
Preço: R$ 12,90
Número de páginas: 128
Data de lançamento: Agosto de 2010
Sinopse
Coletânea de tiras da série Vó, de Jean Galvão.
Positivo/Negativo
É um pecado que, por enquanto, Jean Galvão não seja tão conhecido no Brasil também pelas suas histórias em quadrinhos. Apesar de ser um chargista e cartunista de mancheia (publica atualmente na Folha de S.Paulo), suas tiras chegam a públicos muito restritos.
A excelente Animatiras, por exemplo, sai semanalmente apenas na revista Recreio, da Editora Abril - e já ganhou duas coletâneas (uma em 2005 e outra em 2007), que nem todo leitor de quadrinhos pôde conferir.
Já a sensacional Vó foi publicada somente na revista independente Zongo Cômiques, que teve uma edição apenas, e noJornal do Brasil, por algum tempo. Depois, ficou esquecida.
Até agora.
E que ótimo a Leya e a Barba Negra terem decidido lançar este álbum logo na estreia do selo Leya Cult. Assim, finalmente, os leitores brasileiros poderão saber que Jean Galvão é excelente também fazendo tiras.
Sabe aquele riso fácil, leve, gostoso? É isso que Vó proporciona. Com piadas simples, um traço bem engraçado e sem nenhuma pretensão "cabeça", Jean Galvão oferece exatamente o que o leitor procura: diversão.
Isso porque o autor faz a sua protagonista tão verossímil que é quase uma barbada o leitor exclamar: "Ei, minha avó é assim!". Afinal, a velhinha é simpática, religiosa ao extremo, hipocondríaca, idolatra o marido morto, controla a neta gostosinha, tem medo da solidão e por aí vai. E Jean faz piadas com todas essas situações.
O álbum ganha ainda mais graça quando Jean Galvão insere nas tiras o retrato do falecido Tonico, que fala com a ex-mulher e vai revelando que era um tremendo safado quando estava vivo - e depois de morto também! O nonsense de um porta-retrato que anda pra lá e pra cá pela casa aprontando várias canalhices garante ótimas tiradas.
Também merece elogios o projeto gráfico do álbum. O formato 12 x 16 cm foi muito bem aproveitado pela Retina78, empresa responsável pelo design. As tiras foram dispostas de quatro formas diferentes: com duas por página e leitura na vertical; e com uma apenas, em página dupla; com quatro quadros (sendo o primeiro o título da série), formando um "quadrado"; ou com dois quadros na parte superior e o final "estourado" abaixo.
Isso propiciou uma diagramação arejada e muito agradável para o leitor, que tem sempre uma novidade ao virar as páginas. Para atestar, veja as imagens abaixo.
O selo Leya Cult já anunciou interesse em publicar um segundo álbum da série e também um com as tiras Chateen, sobre o universo adolescente.
A julgar pela ótima receptividade que Vó tem conseguido entre os leitores desde o seu lançamento, a encantadora velhinha, em breve, se orgulhará ainda mais de seu "netinho" Jean Galvão, que, enfim, será reconhecido como um dos melhores "tiristas" deste País.
Classificação: