WALT DISNEY’S COMICS AND STORIES # 163
Editora: Dell Comics - Revista mensal
Autores: Carl Barks, Del Connell, Don Christensen, Bob Karp e Carl Fallberg (roteiros) e Carl Barks, Ken Champin, Paul Murry e Al Taliaferro (desenhos).
Preço: 10 centavos de dólar
Número de páginas: 48
Data de lançamento: Abril de 1954
Sinopse
HQs, tiras e um conto ilustrado estrelados pelos principais personagens de Walt Disney.
Positivo/Negativo
Walt Disney's Comics é o mais longevo gibi da turma de Patópolis nos Estados Unidos. Lançado em 1940, o título sobreviveu às muitas trocas de editoras e atualmente é publicado pela Boom! Studios.
Foi das páginas de WDC que saíram centenas de aventuras que se tornaram clássicas, apresentando os mais diversos personagens da galeria Disney e produzidas por artistas de destaque na história dos quadrinhos. Esta edição é um bom exemplo disso.
À exceção da sequência de tiras do Pato Donald, originalmente publicadas nos jornais, em 1950, todas as HQs eram inéditas quando a revista foi lançada.
Carl Barks, Paul Murry e Al Taliaferro comparecem, respectivamente, com as melhores atrações da edição: Raffle reversal (Os azares da sorte, publicada pela última vez no Brasil em As Obras completas de Carl Barks, em 2007), The case of the vanishing bandit (O caso do bandido que desaparecia - Parte 3, vista por aqui em Mickey # 386, de 1984) e as tiras estreladas por Donald.
A HQ de Pluto, sem título, com roteiro de Don Christensen e desenhada por Paul Murry, foi recentemente republicada - com o nome Amor canino - no almanaque que o cão de estimação do Mickey estrelou pela Editora Abril.
Lobão, Lobinho, Três Porquinhos e o índio Havita, personagens que há muitos anos sumiram dos quadrinhos Disney, também protagonizam boas histórias nesta edição e catalisam o gosto saudosista que WDC # 163 promove ao ser lida agora, quase 60 anos depois de chegar às bancas.
Como era comum na revista, esta edição trouxe ainda duas páginas com um conto ilustrado, Danny's ride, estrelado por Mickey, Minnie, Chiquinho, Francisquinho, Dumbo e a ovelha Danny.
E vale registrar algumas curiosidades: a revista custava apenas dez centavos de dólar; tinha um tamanho diferente, com a altura do formato americano, mas um pouco maior na largura; e os autores das HQs não foram creditados nem mesmo no expediente da edição.
Eram outros tempos.
Classificação: