Confins do Universo 215 - Pelas sete esferas do Dragão!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

WHO CAN SAVE US NOW?

1 dezembro 2011

WHO CAN SAVE US NOW?

Editora: Simon & Shuster - Edição especial

Autores: Owen King e John McNally (organização), Tom Bissel, Kelly Braffet, Will Clarke, Elizabeth Crane, Michael Czyzniejewski, Richard Dooling, Sean Doolittle, Laures Grostein, Stephanie Harrell, David Haynes, Cary Holladay, Noria Jablonski, Grahan Joyce, Owen King, J. Robert Lennon, John McNally, Jim Stephard, George Singleton, Scott Snyder, Jennifer Weiner, Sam Weller e David Yoo (histórias) e Chris Burham (ilustrações).

Preço: US$ 16,00

Número de páginas: 416

Data de lançamento: Julho de 2008

 

Sinopse

Coletânea de histórias curtas no gênero super-heróis, assinadas por 22 autores.

Positivo/Negativo

Mais de sete décadas após o surgimento do Superman, muitos ainda consideram o gênero super-heróis infantil e limitado a confrontos com vilões. A História mostra o quanto estão enganados.

Ao longo do tempo, justiceiros uniformizados vivenciaram tramas com questões políticas e sociais, românticas e intimistas, de enfoque psicológico ou científico, para todo tipo de público e leitores de diversas idades. Embora logo se pense em clássicos como Watchmen, o fato é que os primórdios já lidavam com a ameaça da guerra e capitalistas desonestos.

E o livro Who can save us now?, editado por Owen King e John McNally, surge com 22 histórias em prosa, como mais uma demonstração de que não há limites para esses personagens fantásticos que encantam gerações.

O grande mérito da obra, sem dúvida, é a diversidade. Com 22 histórias assinadas por autores distintos, há espaço para todo tipo de interpretação para os heróis - fantasiados ou não. Assim, há desde tramas mais sérias, que exploram o efeito de vigilantes na sociedade a trabalhos bem-humorados sobre superpoderes ridículos, até parábolas sobre a intolerância e o drama da maternidade.

Precedendo cada conto, há uma ilustração de Chris Burham. Claro que o nível das aventuras varia muito, como é praxe em coletâneas, mas o que salta aos olhos é a abordagem fora do convencional para um tema cada vez mais presente no universo da cultura pop.

Começando pelos contos mais sóbrios, Girl reporter, de Stephanie Harrell, mostra o relacionamento de uma jornalista com o super-herói recém-chegado à cidade, invertendo claramente valores do casal Lois Lane e Superman.

Já as demais propostas escapam de paralelos com quadrinhos conhecidos. Muitos ignoram até os uniformes e identidades secretas. O escritor Scott Snyder, que despontou recentemente em Vampiro Americano e Batman, comparece com uma história agridoce sobre um jovem afetado por energia nuclear nos tempos da Segunda Guerra Mundial. E, em Nate Pinckney-Alderson, Superhero, se vê o efeito de um homem comum com um feito extraordinário na vida de uma criança.

Algumas tramas se destacam justamente por ridicularizar o gênero, algo que pode não ser muito original, mas sempre diverte. Em The Somewhat Super, David Yoo apresenta o grupo com os poderes mais ridículos e inúteis já imaginados. Há o homem com a habilidade de nunca precisar ir ao banheiro, o azarado cujo pênis diminui de tamanho toda vez que ele fica excitado e a mulher que pode cantar mais baixo que qualquer pessoa. E mesmo esses dons pouco suspeitos os tornam alvos do interesse do governo norte-americano.

Por outro lado, em Man Oh Man - It's Manna Man, de George Singleton, se destaca o humor cáustico sendo utilizado para contestar instituições como a religião e o poder da mídia.

Algumas narrativas são muito curtas ou pouco imaginativas, entretanto. Há as óbvias situações sexuais para um homem-fera e a saga de uma mulher capaz de interpretar qualquer linguagem, que não impressionam. Mas, brincando com as convenções dos quadrinhos de super-heróis, investindo em situações fantásticas ou apenas dando vazão ao desejo de ser diferente, Who can save us now? é uma boa pedida para qualquer um que curta essa divertida forma de mitologia contemporânea.

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA