WOLVERINE # 33
Título: WOLVERINE # 33 (Panini
Comics) - Revista mensal
Autores: Wolverine - Marc Guggenhem (roteiro) e Humberto Ramos (desenhos);
Wolverine - Origens - Daniel Way (roteiro) e Steve Dillon (arte);
Cable e Deadpool - Fabian Nicieza (roteiro) e Patrick Zircher (desenhos);
X-Factor - Peter David (roteiro) e Dennis Calero (arte).
Preço: R$ 6,90
Número de páginas: 96
Data de lançamento: Agosto de 2007
Sinopse: Wolverine - Logan está na pista de Nitro, mas Tony Stark intervém e manda uma equipe da S.H.I.E.L.D. para acompanhá-lo na captura.
Wolverine - Origens - Logan está mais ligado ao Bazuca do que se poderia imaginar e, enquanto lutam, ele se lembra do passado, mas logo vai descobrir que isso não passa de uma distração.
Cable e Deadpool enfrentam o Caixa Preta diretamente, mas será que eles darão conta de vencê-lo em seu próprio jogo?
X-Factor - Siryn vai atrás do Homem-Aranha para tentar descobrir a verdade sobre o Dia M. Enquanto isso, Pietro está vagando pelo Distrito X devolvendo os poderes àqueles que os perderam. E uma cópia de Madrox que virou agente da S.H.I.E.L.D. aparece para registrar os integrantes do X-Factor.
Positivo/Negativo: Os dois títulos de Wolverine continuam cronologicamente complicados. Ao mesmo tempo em que o herói age oficialmente ao lado da S.H.I.E.L.D. e do Homem de Ferro em uma história; na outra, é um clandestino caçado pelo Capitão América, aqui agindo oficialmente para o governo (para quem não está acompanhando, o Sentinela da Liberdade é o líder dos Vingadores renegados e o herói mais procurado da América em Guerra Civil).
Deixadas essas questões de lado, as duas histórias têm alguns absurdos. Na primeira, quando Logan encontra Nitro, o responsável pela gota d'água que causou a Guerra Civil, o vilão explode, mata todo um destacamento da S.H.I.E.L.D. e queima Logan até sobrar só o esqueleto.
Na seqüência, em questão de segundos, Wolverine está de pé, com o corpo 99% curado. Puxa, até onde vai o fator de cura desse cara? Ele criou, a partir apenas dos ossos, todos os órgãos vitais, músculos e pele em questão de segundos!
Já em Wolverine - Origens é mostrado que Logan esteve presente desde a infância do Bazuca, causando eventos traumáticos que levaram o sujeito a ser o que é hoje. Está aí outra coisa que começa a ficar ridícula.
O que foi mostrado na edição passada, com Logan torturando o cara na Guerra do Vietnã, já estava de bom tamanho. Agora, este número passou dos limites com o Wolverine aparecendo já na infância do vilão.
Os dois casos mostram cenas totalmente desnecessárias e tão forçadas que eliminam qualquer parâmetro que tenha se tentado criar em quadrinhos. Seguindo essas linhas de raciocínio, Wolverine é imortal e esteve em todos os lugares do mundo ao mesmo tempo no passado, podendo ser associado a qualquer origem que se queira de herói ou vilão.
Humberto Ramos tem um desenho tão estilizado, que muitas vezes ignora a anatomia. Enquanto isso, Steve Dillon tem um traço duro e extremamente limitado. Seus personagens têm basicamente a mesma cara. A única coisa que diferencia, por exemplo, o Capitão América do pai de Frank é a máscara.
Cable e Deadpool tinha melhorado na edição passada, mas nesta fica nítido que falta um propósito para a revista. Por que os dois estão juntos? Os personagens não têm nada a ver, mas poderiam atuar lado a lado se ao menos tivessem algo que os unisse. No fim, é uma revista com dois superseres escolhidos aleatoriamente, na qual vão se forçando motivos para eles estarem juntos.
X-Factor é o melhor título da revista. Não só porque o restante do mix está fraco, mas por manter um bom ritmo. A edição deixa uma boa expectativa para o leitor, pois nela está acontecendo uma grande confluência de eventos.
Além da Guerra Civil, que literalmente bateu à porta do grupo, eles estão ligados intimamente às conseqüências e causas da Dinastia M e à Dizimação, eventos que ficaram um tanto de lado depois do início do novo mega-evento.
Nesta edição, Siryn descobre toda a verdade sobre como os mutantes perderam seus poderes e quem sabia de tudo. Agora, enquanto eles decidem o que fazer com essa informação, Mercúrio também chega ao grupo. Aliás, só vai entender exatamente o que aconteceu com Pietro, quem leu a fraca Dinastia M - O Herdeiro. Talvez valha mais a pena ler apenas as resenhas do UHQ.
Classificação: