Confins do Universo 215 - Pelas sete esferas do Dragão!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Reviews

WOLVERINE # 34

1 dezembro 2007


Título: WOLVERINE # 34 (Panini
Comics
) - Revista mensal

Autores: Wolverine - Marc Guggenhem (roteiro) e Humberto Ramos (desenhos);

Wolverine - Origens- Daniel Way (roteiro) e Steve Dillon (arte);

Cable e Deadpool - Fabian Nicieza (roteiro) e Patrick Zircher (desenhos);

X-Factor - Peter David (roteiro) e Dennis Calero (arte).

Preço: R$ 6,90

Número de páginas: 96

Data de lançamento: Setembro de 2007

Sinopse: Wolverine - Logan está com Nitro em suas mãos, mas o vilão revela que há mais coisas acontecendo e oferece entregar o nome de quem o contratou para causar o incidente. Além disso, Wolverine vai descobrir que não é só ele que quer se vingar de Nitro.

Wolverine -: Origens - Enquanto enfrenta o Capitão América, Logan recebe a visita mental de Emma Frost.

Cable e Deadpool - Gareb, um ex-aliado de Cable, é o Caixa Preta e ele terá que derrotar Nathan e seus amigos antes de prosseguir com seus planos.

X-Factor - O grupo sabe de toda a verdade. Agora, furiosos com os X-Men que esconderam a causa da Dinastia M, eles terão que lidar com a presença de Pietro e ainda decidir de que lado ficarão na Guerra Civil.

Positivo/Negativo: De todas as edições de Wolverine da Panini, esta deve ser uma das poucas que são indispensáveis para os leitores da Marvel.

Primeiro por uma cena que virou uma piada pronta. Durante a luta com Nitro, Wolverine perde suas roupas e passa a edição toda lutando nu. O problema é na página 21, quando ele salta, de pernas abertas, na frente das pessoas que estão tentando capturar Nitro e fala: "Não é bonito, eu sei. (...)".

Só essa piada já vale a revista. Além disso, nesta história é confirmado que o incidente que deu início à Guerra Civil foi arranjado por alguém que contratou Nitro, um fato bem importante para quem está acompanhando o evento.

Mas, piadas a parte, o que torna a revista relevante é a excelente história de X-Factor. É interessante como a maioria dos leitores pode nem ter dado muita bola para o título, mas Peter David conseguiu a façanha de colocar Jamie Madrox no centro do Universo Marvel e tornar a revista uma das mais importantes para visualizar as implicações da Dinastia M e da Guerra Civil.

Madrox ainda é um personagem de segunda linha; e sabe disso. Ele representa exatamente o cidadão comum, que não que não quer lutar na Guerra, mas sente a necessidade de dizer com firmeza seu ponto de vista e que acha que toda a população deve saber a verdade sobre o que está acontecendo.

A única peça meio solta no tabuleiro, por enquanto, é Pietro. Pelo menos ele serviu como isca para atrair os X-Men até o Distrito X e para armar o cenário onde Madrox e sua equipe encaram o principal grupo de mutantes da Marvel.

Não espere uma grande luta, mas sim um duelo de fortes opiniões e demarcação de território. Vale a pena acompanhar cada diálogo para ver como Madrox parte de uma incerteza e várias dúvidas para uma, ao menos aparente, firme posição, muito coerente com tudo que o título vem mostrando até então.

Vale lembrar que não é só esta edição do título que está boa. Desde a minissérie de Madrox, também escrita por Peter David e publicada em Wolverine, que evoluiu naturalmente para o X-Factor, a revista tem mantido, na média, uma qualidade alta.

Um dos fatores que garante isso é a arte que, apesar da eventual mudança de desenhistas, tem mantido uma coerência visual, principalmente nas cores, e também por um bom trabalho do editor original, que soube selecionar os artistas.

O restante da revista não tem nada de destaque. Em Origens, Logan enfrenta o Capitão América em uma luta que até seria bacana se Dillon fosse um desenhista para esse tipo de cena. A única mudança no título é que os X-Men finalmente intervêm na jornada de vingança de Wolverine, mas eles só aparecem na última página, para fazer aquele suspense para a próxima edição.

Merece uma nota que Origens continua sendo um título cronologicamente complicado, mas, pelo menos, a editora acrescentou uma nota explicando que a história se passa antes da Guerra Civil

Cable e Deadpool teve um final de arco bem sem graça. Resta ver qual será a desculpa para os dois personagens continuarem interagindo nas próximas edições.

Classificação:

4,0

Leia também
[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA